O melhor pedaço da Maçã.

Tutorial: como apagar as fotos do iPhone, do iPad ou do iPod touch sincronizadas pelo Mac

Saiba mais sobre a Fototeca do iCloud
Fototeca do iCloud

Antes de termos uma proliferação de serviços na nuvem, era comum espetarmos os nossos iPhones e iPads no Mac para poder sincronizar tudo que era informação (contatos e calendários, por exemplo) ou arquivo (fotos, vídeos, documentos, etc.). Hoje, com o iCloud fazendo cada vez mais parte das nossas vidas, essa relação mudou um pouco.

Publicidade
Fototeca do iCloud
Saiba mais sobre a Fototeca do iCloud

Ainda assim, muita gente tem bibliotecas de fotos gigantescas e preferem continuar fazendo isso manualmente do que ter que, por exemplo, assinar 200GB ou 2TB de espaço para poder ativar o recurso Fototeca do iCloud e abandonar de vez o iTunes.

É o meu caso. Eu tenho uma biblioteca de quase 200GB e não quero assinar 2TB de espaço (atualmente, tenho 200GB). Então, prefiro sincronizar as minhas fotos e vídeos manualmente pelo iTunes.

Como apagar fotos do iPhone/iPad/iPod touch que foram sincronizadas pelo Mac

O problema é que, de um certo período para cá, tudo simplesmente parou de funcionar. Mesmo eu alimentando a minha biblioteca com novas fotos todas as semanas, elas simplesmente não sincronizavam com o meu iPhone por algum motivo obscuro que até hoje eu não sei explicar.

Publicidade

Então eu decidi apagar todas as fotos do meu iPhone para poder sincronizar tudo novamente, a fim de corrigir o problema. E quem disse que eu conseguia fazer isso? Mesmo desmarcando a opção “Sincronizar Fotos” no iTunes e optando pela remoção das fotos, absolutamente nada acontecia.

Como apagar fotos do iPhone/iPad/iPod touch que foram sincronizadas pelo Mac

E não adianta tentar apagar pelo iPhone/iPad pois essas fotos sincronizadas pelo computador não são “acessíveis” em iGadgets (você não pode apagar nenhuma delas e, se quiser editar, precisa duplicar o arquivo).

Eu então tentei outra estratégia: tirar o app Fotos da jogada e sincronizar uma outra pasta com poucas imagens, a fim de criar uma nova biblioteca no meu iPhone. Nada feito — as novas fotos até que sincronizavam, mas as antigas não saíam do meu iPhone de jeito nenhum.

Como apagar fotos do iPhone/iPad/iPod touch que foram sincronizadas pelo Mac

Eu já estava desistindo e aceitando o fato de que teria que fazer uma nova instalação no meu iPhone para corrigir o problema quando, finalmente, encontrei a solução.

Como apagar do iPhone/iPad as fotos sincronizadas pelo iTunes

Procurando nas interwebs por uma solução, encontrei um tópico no fórum de discussões da Apple dando uma dica relativamente simples para corrigir o problema: no iGadget, vá em Ajustes » Fotos e marque a opção Fototeca do iCloud, mesmo que você não queria utilizar o recurso.

Publicidade

Como eu disse, eu tenho uma biblioteca de quase 200GB e não quero assinar 2TB de espaço no iCloud só para isso. Ativando a Fototeca do iCloud, mesmo que você tenha menos espaço na nuvem do que o necessário, o sistema trata de apagar primeiro tudo que está no seu iPhone/iPad/iPod touch.

Depois que tudo for excluído, basta desativar o recurso, espertar novamente o cabo USB no Mac, abrir o iTunes e escolher o que você deseja sincronizar. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 11.4 trará proteção contra ferramentas de desbloqueio, como a GrayKey

Próx. Post

Em breve você poderá adicionar músicas às suas Stories do Instagram; Facebook está desenvolvendo a sua versão dos Bitmojis

Posts Relacionados