O melhor pedaço da Maçã.
Grávida

Aplicativo gratuito Canguru Gravidez empodera gestantes com plataforma de apoio e inteligência artificial

A gestação é um dos períodos mais complicados da vida de uma mulher que tem filhos. Especialmente (porém não apenas) nas camadas menos favorecidas da sociedade, em que o acesso a profissionais qualificados(as) é basicamente uma ilusão, a desinformação é a tônica do acompanhamento da futura mãe e do seu bebê — o que, em muitos casos, leva a situações calamitosas de violência obstétrica antes, durante e depois do parto.

Publicidade

Obviamente, um singelo aplicativo não vai magicamente solucionar todos os problemas enfrentados pela mulher durante a gravidez, mas pode ao menos ajudar as gestantes a empoderarem-se com uma forma fácil de tirar dúvidas ou obter apoio de profissionais da área e/ou outras mulheres passando por experiências parecidas. É justamente para isso que existe o Canguru Gravidez.


Desculpe, app não encontrado.

Idealizado pelo médico Gustavo Landsberg com o apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, o aplicativo gratuito para iOS e Android faz parte de uma plataforma maior de apoio a gestantes que busca trazer um pouco mais de informação à experiência da gravidez e diminuir os casos de negligência ou violência obstétrica; incentivando, por exemplo, o parto normal em casos nos quais a cesariana não é necessária — no Brasil, 55% dos partos são do segundo tipo, muitos deles sem qualquer necessidade, simplesmente por conta dos benefícios para a indústria médica.

Publicidade

O app segue protocolos médicos internacionais e tem seu conteúdo atualizado por profissionais das áreas de Obstetrícia, Enfermagem e Psicologia. Ao utilizar os recursos da plataforma de inteligência artificial Watson, da IBM, ele pode responder perguntas básicas às gestantes, como tempo de gravidez, exames e vacinas recomendadas a cada semana da gestação, possíveis riscos com base em informações básicas da mãe e muito mais. É possível ainda montar um plano de parto com a ajuda do aprendizado de máquina.

Para os momentos em que o robô não for o suficiente, o Canguru Gravidez traz também uma comunidade de profissionais, mães e gestantes que podem tirar dúvidas mais específicas, compartilhar informações ou simplesmente prestar apoio mútuo num momento difícil. Já são mais de 300.000 usuários(as) cadastradas na plataforma, que é totalmente brasileira — e, dentre as usuárias do app, a taxa de partos normais já subiu para mais de 60%, o que representa que ao menos um efeito positivo está surgindo do seu uso.

O Canguru Gravidez pode ser baixado gratuitamente na App Store ou no Google Play e, como supracitado, é totalmente gratuito — basta que você crie uma conta ou entre com seu perfil do Facebook para usufruir de todos os recursos da plataforma.

Nada melhor que a chegada do Dia das Mães para conhecê-lo ou compartilhar essa nobre iniciativa, não é verdade?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Spectre-NG: nova vulnerabilidade é encontrada em processadores da Intel, da AMD e da ARM

Próx. Post

Tópicos do MM Fórum: S9 superado pelo iPhone X, mouse sem fio, usar MacBook Pro na tomada, problema com partição e mais!

Posts Relacionados