O melhor pedaço da Maçã.

Tile volta a acusar Apple de práticas monopolistas, afirmando que a empresa não cumpriu promessas

A saga continua
Rastreador Bluetooth da Tile

Não é de hoje que a Apple se vê às voltas com acusações relacionadas a supostas práticas monopolistas. O Spotify já fez denúncias, o Kaspersky Lab já falou sobre isso e uma série de outras empresas também já se pronunciaram, perante a justiça ou informalmente, sobre o tema.

Publicidade

Uma delas é a Tile, fabricante daqueles pequenos rastreadores Bluetooth que podem ser usados em carteiras, bolsas ou bicicletas. Ao que tudo indica, a Apple muito em breve será concorrente da empresa; por ora, entretanto, a relação entre a Tile e a Maçã é simplesmente de cooperação — ou deveria ser, ao menos.

Em janeiro passado, a fabricante acusou a Maçã de dificultar seu modelo de negócios com mudanças implementadas no iOS 13, que complicaram o acesso de aplicativos de terceiros à localização do usuário. À época, Apple respondeu que estava trabalhando com desenvolvedores interessados numa maneira de chegar a um consenso — isto é, um meio-termo que satisfizesse as necessidades dos apps ao mesmo tempo em que não poria em risco a privacidade do usuário.

A promessa da Maçã, entretanto, parece não ter sido cumprida — e, pior, o comportamento da gigante de Cupertino ficou (alegadamente) ainda mais difícil. Segundo a Reuters, a Tile enviou recentemente uma nova declaração ao Congresso dos Estados Unidos, onde está sendo analisada a acusação de práticas monopolistas por parte da Apple e de outras empresas como o Google e a Amazon. O documento diz o seguinte:

Publicidade

Infelizmente, desde a última audiência, as práticas anti-competitivas da Apple mudaram para pior, não para melhor.

Nós, da Tile, nos opusemos a um novo recurso do iOS que obriga os usuários a concordar repetidamente que nosso app opere em plano de fundo — algo que é crucial para o nosso serviço. Sem o acesso de plano de fundo à localização do usuário, nosso aplicativo só consegue detectar a perda das chaves ou de uma carteira caso isso calhe de acontecer enquanto o app estiver aberto.

Apesar de múltiplas promessas de que iria restaurar a opção “Permitir Sempre” na captura de localização em segundo plano para apps de terceiros, a Apple ainda não seguiu adiante com o compromisso.

A Apple, como se esperaria, não respondeu às novas acusações. De qualquer forma, certamente ainda rolará muita água por debaixo dessa ponte — especialmente quando as tais das “AirTags”, os rastreadores da própria Maçã, forem lançados. Vamos aguardar.

via iMore

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: Chronicle, AuxBox, Photo Watermark Converter, Candy Crush e mais!

Próx. Post

Ofertas: iPhones 8, 8 Plus, XR, 11, 11 Pro e 11 Pro Max com bons descontos!

Posts Relacionados