Em meados de 2017, comentamos que alguns clientes estavam com problemas nas baterias de MacBooks Pro 2012/2013 e, ao tentar trocar a peça, acabaram ganhando MacBooks Pro novinhos por conta da escassez do componente top case (que inclui, entre outras coisas, a bateria).
Alguns meses depois, a Apple parou de oferecer uma máquina nova para clientes, então a alternativa era esperar semanas (talvez até meses) até que a peça estivesse disponível. Para compensar a inconveniência, o cliente não precisava pagar absolutamente nada pela troca.
Agora, segundo o MacRumors, os estoques estão finalmente regularizados para esses modelos de computadores. Como as coisas voltaram ao normal, a Apple não está mais oferecendo reparos gratuitos para clientes que precisam trocar a bateria ou algum outro componente presente na top case (teclado, trackpad e alto-falante), de acordo com um memorando interno distribuído para as lojas e para os Centros de Serviço Autorizados obtido pelo site.
Lá fora, o serviço sai por US$200 (mais taxas); aqui no Brasil, a Apple cobra R$1.100 pela substituição da peça.
Talvez, aqui no Brasil, os estoques ainda não estejam regularizados por uma questão de logística, mas levando em consideração que tudo já está normalizado nos EUA, é questão de tempo até que tudo se acerte por aqui também.