Hoje (17/5) é o Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade e a Apple fez questão de anunciar uma ação bem legal em prol da acessibilidade, desta vez focada em programação. Alunos que são deficientes visuais ou auditivos estão incluídos no projeto Todos Podem Programar. (Everyone Can Code).
O programa — com início previsto para a volta às aulas do segundo semestre letivo — é realizado em parceria com educadores dos EUA e ajuda estes profissionais a ensinarem programação com base na linguagem Swift para estudantes que nunca codificaram.
Tim Cook, CEO da Apple, relatou a importância de tornar acessível para estudantes com alguma necessidade especial a linguagem de programação, e que a empresa pretende expandir o projeto:
A missão da Apple é criar produtos mais acessíveis possível. Nós criamos o Todos Podem Programar porque acreditamos que todos os estudantes merecem a oportunidade de aprender a linguagem da tecnologia. Esperamos levar o programa para ainda mais escolas ao redor do mundo, atendendo alunos com necessidades especiais.
Inicialmente, a lista de escolas participantes conta com oito instituições americanas. São elas:
- Escola da Califórnia para Cegos;
- Escola da Califórnia para Surdos;
- Distrito 75/Departamento de educação de Nova York;
- Escola da Flórida para Cegos e Surdos;
- Instituto para Cegos e Deficientes Visuais;
- Escola Perkins para Cegos;
- Escola do Texas para Cegos e Deficientes Visuais;
- Escola do Texas para Surdos.
De acordo com a nota publicada no site da Apple sobre a ação, a empresa colaborou com engenheiros, educadores e programadores de diversas comunidades que se preocupam com acessibilidade para tornar o programa o mais inclusivo possível.
O currículo do projeto é compatível com o recurso VoiceOver, um leitor baseado em gestos que descreve o que está acontecendo na tela do dispositivo. A integração entre VoiceOver e o app Swift Playgrounds — uma versão gameficada da linguagem de programação da Apple — permite que alunos com deficiência visual aprendam o passo-a-passo do processo de codificação.
Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva utilizam o FaceTime para capturar todos os gestos e expressões faciais e incluem o suporte de texto para a Siri, Flash LED para Alertas, Audiodescrições e compatibilidade com aparelhos auditivos com que fazem parte do programa MFi (Made for iPhone/iPad/iPod touch).
Estudantes com limitações físicas também serão contemplados pelo programa da Apple através do recurso “Controle Assistivo”, que permite controlar o dispositivo iOS usando um único controle ou diversos controles que podem ser personalizados pelo usuário.
Mais ações para o Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade
Em reconhecimento ao Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade, a Apple irá sediar dois eventos em lojas nos EUA para promover a inclusão digital e mostrar como a tecnologia pode contribuir para a vida de pessoas com deficiência.
Além disso, destacou no Apple.com todos os recursos e ações envolvendo acessibilidade que a empresa oferece com os seus produtos — você confere a página aqui.