Mark Ulriksen, pintor estadunidense e ilustrador de longa data da revista New Yorker contou recentemente ao Business Insider uma história interessante a respeito do seu contato com a tecnologia — mais especificamente com um iPad Pro de 12,9 polegadas — e como o produto da Maçã mudou a sua forma de produzir.
Durante a entrevista, Ulriksen contou o motivo de ter sentido necessidade de deixar o papel e a tinta guache de lado para se adaptar ao formato digital. O artista ainda brincou dizendo que era “tecnologicamente analfabeto” e que está aprendendo a pintar.
Eu realmente queria trabalhar, eventualmente, com o meio digital pois parece que este é o caminho que os consumidores estão procurando no mundo da ilustração atualmente, e eu gosto da velocidade de produção.
De qualquer forma, o artista também teve um empurrãozinho do seu local de trabalho, a revista New Yorker. De acordo com Ulriksen, depois de 20 anos trabalhando na empresa, a Condé Nast (grupo responsável por diversas revistas, incluindo a New Yorker) contratou um novo diretor de criação, que trocou o papel pelo digital. Salvo por algumas pessoas, todo o trabalho artístico da revista é feito digitalmente.
O momento da transição definitiva aconteceu em outubro passado, depois que o pintor perguntou a alguns colegas qual aparelho ele devia comprar. Então, optou por um iPad Pro, um Apple Pencil e o app de ilustração Procreate. A partir daí, começou a descobrir os recursos digitais.
Antes da adaptação, Ulriksen se perguntava como outros artistas conseguiam atingir certo tipo de textura ou mesmo o respingo da pintura entre outras características que, para ele, eram difíceis de serem obtidas. O artista então descobriu que tudo era feito utilizando pincéis específicos, que proporcionam esses efeitos. “São pincéis, é assim que eles fazem. Tem o pincel de textura, o pincel de respingo e até o pincel de rolo de pintura, agora eu aprendi o segredo.”
Além da velocidade, o artista inferiu outra vantagem da produção digital: a economia para artistas. Ulriksen contou que, recentemente, produziu uma página inteira para a revista Mother Jones e no último minuto o diretor percebeu que a revista precisava de uma versão horizontal para o site. O trabalho que provavelmente levaria dias para ser feito e com um custo extra, levou menos de uma hora e nenhuma cobrança.
Frequentemente, a Apple foca no mercado de ilustração, mostrando a integração do iPad com o Apple Pencil, partindo de pequenos trabalhos de classe até projetos profissionais. Inclusive, a companhia expandiu o suporte ao lápis na linha de tablets ao lançar o iPad de sexta geração, que já está disponível para compra no Brasil.
de Apple
Preço à vista: a partir de R$ 4.499,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 416,58
Cores: cinza espacial, prateado, dourado ou ouro rosa1Disponível apenas no modelo de 10,5″.
Capacidades: 64 GB, 256 GB ou 512 GB
Lançamento: junho de 2017
de Apple
Preço à vista: a partir de R$ 2.249,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 208,25
Cores: cinza espacial, prateado ou dourado
Capacidades: 32 GB ou 128 GB
Lançamento: março de 2017
de Apple
Preço à vista: R$ 656,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 60,75
Lançamento: setembro de 2015
via 9to5Mac
Notas de rodapé
- 1Disponível apenas no modelo de 10,5″.