O melhor pedaço da Maçã.

Banda larga no Brasil está entre as piores do mundo; ok, nenhum de nós sabia disso

Teste que acabei de realizar numa conexão Oi/Velox de, supostamente, 1Mbit para download e 300Kbps para upload

As universidades de Oviedo (lá da Espanha!) e Oxford (lá do Reino Unido!) realizaram recentemente uma pesquisa — solicitada pela Cisco Systems, fabricante de equipamentos de comunicação de dados — com 42 países que colocou o Brasil como a 38ª nação em oferta de conexão à internet via banda larga do mundo. Ou seja, chegaram à conclusão que todos nós já sabíamos, afinal, convivemos com isso diariamente.

Publicidade

Apesar dos testes não terem levado em conta o custo dos serviços (ai, se soubessem!) nem a densidade de usuários, após mais de 8 milhões de experimentações no Speed Test, eles confirmaram que a nossa média de velocidade não só é muito abaixo do aceitável, como há grande e constante perda de dados. Atrás de nós, só vieram Chipre, México, China e Índia.

Teste que acabei de realizar numa conexão Oi/Velox de, supostamente, 1Mbit para download e 300Kbps para upload
Teste que acabei de realizar numa conexão Oi/Velox de, supostamente, 1Mbit down e 300Kbps up

Hoje em dia, a velocidade mínima aceitável para o download de arquivos pela internet é de 3,75Mbps. Só para você ter uma idéia, a pesquisa da Cisco constatou uma média nacional de 128Kbps. A banda larga brasileira não serve nem para usuários assistirem a vídeos no YouTube.

O Japão, como sempre, veio em primeiro lugar, e mais: é o único país do planeta Terra pronto para atender às necessidades de infraestrutura previstas para os próximos 3-5 anos, quando a velocidade mínima aceitável chegará a 11,25Mbps. Depois dele, vêm Suécia, Holanda e Estônia.

[Dica do Rogério Privitera.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vendas de iPhones no Japão não estão indo muito bem

Próx. Post

Confira os primeiros detalhes sobre a Adobe Creative Suite 4

Posts Relacionados