Foram divulgados os resultados da pesquisa de satisfação realizada pelo American Customer Satisfaction Index (ACSI) acerca dos produtos e serviços de telecomunicações de 2018 [PDF]. Assim como no ano passado, a Apple ficou em primeiro lugar entre as empresas de tecnologia no que diz respeito à satisfação dos clientes.
A novidade, porém, ficou por conta do modelo do aparelho que alcançou o topo da lista. De acordo com a pesquisa, o iPhone 7 Plus — lançado em 2016 — é o smartphone favorito entre usuários americanos, seguido pelo Galaxy S8+, da Samsung. Os iPhones 8 e 8 Plus, lançados no fim do ano passado, ocuparam as quarta e quinta posições, respectivamente.
Você deve estar se perguntando: e o iPhone X? Afinal, o atual modelo flagship da Maçã foi o dispositivo mais vendido por dois trimestres seguidos (batendo recordes atrás de recordes) e uma elevadíssima taxa de satisfação numa pesquisa realizada pela Creative Strategies.
Na pesquisa da ACSI, o iPhone X ocupou o 17º lugar(!), comendo poeira até mesmo do iPhone 6 Plus, lançado em setembro de 2014. De acordo com o relatório, os usuários entrevistados disseram que “os recursos do modelo X não são suficientes para compensar o valor cobrado”.
Não obstante, a Apple ocupou 12 das 24 primeiras posições da pesquisa. Isso significa que uma gama de modelos de iPhones — alguns com vários anos de vida — ainda satisfazem e cumprem com a sua função para muitos usuários. Ainda segundo o relatório, a característica dos smartphones que mais desagrada usuários é — adivinhe! — a vida da bateria. Entre os recursos bem avaliados estão a facilidade em ligar e enviar mensagens, além da performance de navegação na web.
iTunes se destaca entre serviços de streaming de vídeo
O primado serviço de música e vídeo da Apple também se destacou na pesquisa de satisfação do ACSI que, pela primeira vez, abrangeu serviços de streaming de vídeo. De acordo com os resultados, o iTunes ocupou o quarto lugar no ranking; porém, em termos de pontuação, ficou apenas um ponto abaixo da Netflix, líder da tabela.
O relatório da ACSI descreve que os serviços de streaming de vídeo são mais bem avaliados do que outros recursos ou produtos em telecomunicação por serem práticos e pela facilidade de cancelar a assinatura.
Quem sabe a posição da Apple nesta categoria da pesquisa do ACSI não suba nos próximos anos? O serviço da Maçã de conteúdo original em vídeo é aguardado para o início de 2019 e poderá alavancar a companhia nessa indústria.