Seguindo uma recorrência semestral, a Apple divulgou ontem [PDF] o seu mais novo relatório de transparência — este, relativo ao período de 1º de julho a 31 de dezembro de 2017.
O relatório, que divulga os números de pedidos feitos por governos e agências de segurança ao redor do mundo, mostrou mais uma vez um aumento acentuado nas solicitações relacionadas à segurança nacional dos Estados Unidos.
Somente durante o segundo semestre de 2017, a Apple recebeu, mundialmente, 29.718 pedidos para acessar 309.362 dispositivos, e atendeu 79% dessas solicitações (23.445). Dentro desses números, os EUA apareceram com 4.450 pedidos de acesso a 15.158 dispositivos, tendo sido atendidos 80% (3.555). No nosso Brasil, foram 340 pedidos de acesso a 1.556 dispositivos e também 80% foram atendidos (272).
Os números divulgados quanto às solicitações de dados de contas são referentes a diversas circunstâncias, que vão desde localizar um aparelho perdido ou roubado, problemas com fraude do cartão de crédito, até obviamente investigações criminais.
Em relação a esses pedidos da Segurança Nacional nos EUA, foram feitos um total de 16.249, que afetaram até 8.249 contas — basicamente, um aumento de 20% em comparação ao primeiro semestre de 2017, quando a Maçã chegou a receber 13.499 solicitações desse tipo.
O relatório segue divulgando diversos números do mundo inteiro de maneira detalhada e pode ser acessado neste PDF.
Pedidos para remoção de apps
Como a Apple preza por transparência, privacidade e segurança, ela é sempre entusiasta desse tipo de relatório e, de acordo com a ZDNet, pretende aprimorá-lo ainda mais.
Isso porque a empresa anunciou que, a partir do seu relatório de 1º de julho a 31 de dezembro de 2018 (que sairá dentro de mais ou menos um ano), ela também incluirá os números de solicitações do governo pedindo que os aplicativos da App Store sejam removidos, que supostamente teriam violações legais ou políticas.
Portanto, poderemos esperar um relatório ainda mais robusto e detalhado referente ao próximo semestre.