O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Shutterstock.com
Mulher trabalhando em MacBook Pro

Utilitário gratuito evita que você feche apps acidentalmente no Mac

Amo o meu Mac. E, apesar de o esquema do teclado ser diferente (pois vem no padrão americano), hoje já me acostumei totalmente com seu layout.

Publicidade

Uma pequena coisa, entretanto, às vezes faz doer o meu coração: sabe quando você está escrevendo ou mexendo em algo em algum app e, sem querer, pressiona as teclas Q? Num piscar de olhos, o aplicativo em que você estava desaparece, vira pó, e só o que você consegue fazer é lamentar a grande eficiência do recurso “encerrar” do Mac.

“Respire”, é o que preciso dizer para mim mesma.

Ainda bem que, hoje em dia, muitos aplicativos já salvam o progresso automaticamente, o que impede que você perca muitas informações; porém não são todos que funcionam assim. Então, se você acidentalmente tocar nesse atalho do teclado, todo o seu progresso que não foi salvo vai por água abaixo, precisará executar o aplicativo de novo e tudo mais.

Publicidade

Para solucionar esse “problema”, é possível que você simplesmente se livre do atalho por completo ao reconfigurá-lo. Entretanto, como ele é útil em várias outras situações, talvez você não queira fazer isso, mas ainda se incomode e tenha medo de novamente pressionar as teclas sem querer.

Se você quer se livrar de vez desses encerramentos abruptos e acidentais, mas sem se desfazer do atalho, aqui vai uma dica superlegal: o app Slow Quit Apps. Na verdade, não sei nem se de fato podemos chamar de “app”, pois ele apenas adiciona uma única função em seu Mac, que é postergar um pouco a ação do atalho de encerramento.

Para instalá-lo, você precisa acessar esta página no GitHub e baixar o primeiro SlowQuitApps.zip (última versão). Mova o arquivo para a pasta /Aplicativos/ do seu Mac, execute o arquivo e ele lhe perguntará se deseja deixar o app como um item de início (escolha “Sim”, claro) e pronto.

Timer do Slow Quit Apps

Depois de instalado, sempre que você pressionar Q aparecerá um círculo sendo preenchido (como um timer — veja aí ao lado), contando os milissegundos. O app só será de fato encerrado se o círculo se completar (isto é, se você continuar pressionando as teclas).

Publicidade

Portanto, você não precisará mais se preocupar em pressionar o atalho acidentalmente, pois se isso acontecer, o contador aparecerá, lhe dando a oportunidade de retirar os dedos das teclas caso esse não tenha sido realmente o seu desejo.

Função muito simples, mas que pode salvar a “vida” (ou, pelo menos, o trabalho) de muita gente. Adorei!

via Lifehacker

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Duas mulheres lendo em iPad

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 20 a 27 de maio

Próximo Artigo
Ícone do Tweetbot 3 para Mac

Updates recentes na App Store: Tweetbot 3, Speedtest, Google Duo, Gboard e mais!

Posts Relacionados