O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

App Obscura 2

Aproveite ao máximo a câmera do seu iPhone com o app Obscura

Propositadamente, a Apple omite algumas funções e potencialidades da câmera dos dispositivos iOS — principalmente dos iPhones — para não tornar a experiência com ela complicada para o usuário leigo em fotografia ou seja qual for a explicação.

Publicidade

A questão é que a câmera dos iPhones consegue simular muitos recursos disponíveis em máquinas semi-profissionais, expandidas através de aplicativos como o Obscura 2, recém-lançado na App Store.

App Obscura 2

A interface desta segunda versão do aplicativo foi repensada para facilitar a ergonomia e manuseio da câmera, permitindo que o usuário tenha o controle das funções apenas com uma mão — caso esteja trabalhando em um iPhone ou iPod touch. Tal facilidade foi permitida com a “Roda de Controle” (Control Wheel), que inclui quase todos os recursos do aplicativo.

Publicidade

Dica: quando utilizar o Obscura para valer, não use a navegação na roda para acessar as funções secundárias de determinado recurso; toque sobre cada uma diretamente para configurar imediatamente determinada configuração.

Além disso, o programa faz uso intenso do Taptic Engine, hardware implementado nos iPhones a partir do modelo 6s que possibilita um feedback tátil (vibrações) do dispositivo. A cada manipulação da câmera, seja uma alteração no ISO, no foco ou na exposição, o aplicativo indica as mudanças a partir de respostas sensíveis.

Mesmo recheado com vários recursos e especificidades fotográficas, o Obscura consegue colocar para uso todos os recursos de maneira extremamente intuitiva, tornando a sua usabilidade ainda mais fácil e objetiva. Esse era justamente o objetivo do desenvolvedor do aplicativo, Ben McCarthy, que divulgou a trajetória de criação e desenvolvimento do app em uma publicação pessoal.

Publicidade

O Obscura 2 foi construído pensando no futuro. O aplicativo não usa frameworks de terceiros, confiando inteiramente nas tecnologias da Apple. Não ter dependências externas significa que, além da Apple, não estamos comprometidos com a programação de mais ninguém. Isso é libertador.

Entre os diversos recursos do aplicativo — que foi construído inteiramente em linguagem Swift — estão:

  • Filtros: são mais de 20 opções (algumas compradas separadamente) para incrementar suas fotos, que vão desde mono até tons de sépia bem definidos;
  • Câmera: altera entre as câmeras frontais e traseira (maior angulação e menor angulação dos iPhones com sistema duplo de câmera) do dispositivo;
  • Grade: indica o enquadramento da cena a partir da grade total ou quadrada (bastante utilizada para quem conhece a Lei dos Terços);
  • Spirit Level: recurso próprio do aplicativo, é representado por uma linha no centro da visualização da câmera que indica quando o dispositivo está perfeitamente equilibrado ao se expandir de ponta-a-ponta na tela;
  • Flash: dispensa comentários, funciona da mesma maneira que o aplicativo nativo;
  • Timer: possui uma opção a mais de temporização (3 seg, 5 seg, 10 seg) em relação ao app Câmera do iOS (3 seg, 10 seg);
  • Formato: talvez o recurso mais interessante, possibilita que o usuário registre uma imagem em mais de um formato concomitantemente. Ou seja, é possível que a mesma seja seja disponibilizada em HEIC1 e RAW2 de acordo com a configuração do usuário.

Ademais, o aplicativo apresenta todas as suas fotos registradas no Rolo da Câmera do dispositivo. Em cada uma, é possível verificar informações relacionadas com os metadados (como abertura da lente, velocidade do obturador e ISO), características da câmera e da foto (tamanho do arquivo, megapixels, dimensões e modelo de cor) e o hardware do dispositivo usado (fabricante da câmera, modelo do aparelho).


Ícone do app Obscura Camera
Obscura Camera de Ben McCarthy
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.7.2 (89.1 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
R$ 27,90Badge - Baixar na App Store Código QR Código QR

O Obscura 2 está disponível na App Store por R$16,90.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPhone realizando backup via iCloud

Saiba como restaurar seu backup em um novo iPhone, iPad ou iPod touch

Próximo Artigo
Conceito do iOS 12

Conceito: como seria um iOS focado em realidade aumentada?

Posts Relacionados