O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

iPhone realizando backup via iCloud

Saiba como restaurar seu backup em um novo iPhone, iPad ou iPod touch

Implementado no sistema iOS desde os primórdios com o iTunes e nos últimos anos com o iCloud, o backup de dispositivos é algo quase que obrigatório para aqueles que prezam pela seguridade das suas informações, no caso de algum imprevisto com o gadget em si.

Publicidade

Além de ser um processo simples e seguro, o backup facilita a migração de todos os ajustes e conteúdos entre dispositivos iOS. Você deve estar se perguntando: é possível restaurar o backup de um iPad em um iPhone, por exemplo? Sim, no entanto, conteúdos específicos de um produto — como aplicativos — podem não ser transferidos devido à compatibilidade entre os dispositivos.

Vale destacar também que existe uma diferença entre o backup realizado pelo iCloud e aquele feito no iTunes. Para escolher o melhor método, entenda o que não será armazenado em cada um deles.

Backup do iCloud

Publicidade
  • Informações já armazenadas no iCloud, como Notas, Calendário, Contatos, Compartilhamento de Fotos e Fototeca do iCloud;
  • Ajustes do Touch ID ou Face ID e do Apple Pay;
  • Dados armazenados em outros serviços, como Google Drive, OneDrive e Exchange;
  • Biblioteca de músicas do iCloud ou conteúdo da App Store (veja abaixo como readquirir os apps baixados).

Backup do iTunes

  • Fotos já enviadas para o Compartilhamento de Fotos e da Fototeca do iCloud;
  • Músicas, vídeos, livros e fotos sincronizadas pelo iTunes;
  • Ajustes do Touch ID ou Face ID e do Apple Pay;
  • Dados de Chaves, Atividade e Saúde (é necessário criar um backup criptografado no iTunes para incluir esses dados).

Saiba, a seguir, como restaurar um novo dispositivo iOS a partir de uma cópia dos dados de outro aparelho através do iTunes ou do próprio dispositivo, a partir do iCloud.

Restaurando um backup do iCloud

O backup do iCloud não exige que o dispositivo iOS esteja conectado a nenhum computador e é realizado automaticamente quando o aparelho está conectado à energia, bloqueado e contactado a uma Wi-Fi. Para recuperar um backup a partir desse método, siga os seguintes passos — é necessário que o aparelho fique conectado à rede durante todo o processo.

  1. Na configuração inicial do dispositivo, siga as instruções até chegar à tela de Aplicativos e Dados;
  2. Selecione Restaurar de um Backup do iCloud (será necessário digitar o seu ID Apple e a sua senha);
  3. Selecione um backup — no caso de mais de um arquivo disponível, verifique as datas de cada backup e escolha o mais recente;
  4. Se solicitado, digite o seu ID Apple e senha novamente para recuperar aplicativos da App Store;
  5. Após o fim da restauração, conteúdo como fotos, apps, músicas continuarão a ser baixados quando o dispositivo estiver conectado ao W-Fi e à energia. Portanto, se ao fim do processo você verificar que nem todo o conteúdo foi transferido, aguarde algumas horas.

Com relação ao processo de restauração a partir do iCloud, se durante a configuração inicial do dispositivo você passar pela tela Aplicativos e Dados e não selecionar a opção para restaurar do iCloud, será necessário iniciar todo o processo novamente.

Restaurando um backup do iTunes

O backup do iTunes é armazenado no computador, e não na nuvem. Por isso, pode ser a melhor opção para quem faz uso do plano grátis de 5GB do iCloud, ou quem não tem tanta afinidade com o serviço na nuvem, ou ainda não dispõe de uma conexão veloz com a internet.

  1. Abra o iTunes no Mac ou PC;
  2. Conecte o iPhone/iPad/iPod touch ao computador a partir do cabo USB (pode ser necessário permitir o acesso do computador ao dispositivo móvel a partir do alerta “Confiar neste computador”);
  3. Selecione o dispositivo iOS que deseja recuperar quando ele for exibido no iTunes;
  4. Na tela “Resumo”, que contém informações sobre o dispositivo, selecione o botão Restaurar Backup…;

    Restaurando backup pelo iTunes

  5. Uma janela irá aparecer com os dados dos backups de acordo com o nome do dispositivo iOS anterior, verifique o arquivo mais relevante e selecione Restaurar;

    Restaurando backup pelo iTunes

  6. Aguarde o processo de restauração ser concluído. Não desconecte o dispositivo iOS do computador até ele reiniciar e for reexibido no iTunes. Você poderá desconectar ao término na sincronização.

Importante: se um aviso exigindo uma versão mais nova do iOS aparecer no momento de restaurar do backup, será necessário configurar o dispositivo iOS como um novo aparelho (pule todas as configurações iniciais até conseguir acessar os Ajustes). Em seguida, atualize o software a partir do próprio dispositivo ou iTunes e então apague o dispositivo — confira como apagar todo o conteúdo e ajustes do iOS — para, enfim, reiniciar o processo de restauração a partir de um backup.

·   •   ·

Alguma dica/dúvida extra? Use os comentários abaixo! 😉

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Gráfico oficial da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2018

Daqui a uma semana tem Worldwide Developers Conference 2018, com cobertura completa do MacMagazine!

Próximo Artigo
App Obscura 2

Aproveite ao máximo a câmera do seu iPhone com o app Obscura

Posts Relacionados