O melhor pedaço da Maçã.

WWDC18: abram alas para o macOS Mojave, com Modo Escuro, uma nova App Store e… apps do iOS (de certa forma)

macOS Mojave num iMac Pro

Oferecimento: Logo da Monetizze

Publicidade

A nova versão do macOS está aqui, e ela deixa as montanhas das últimas quatro edições para um novo lugar da Califórnia. O macOS Mojave homenageia o deserto do sudoeste americano não só pelas suas belezas durante o dia, mas principalmente pela sua noite.

Sim, você já entendeu: uma das principais novidades do novo sistema é o tão desesperadamente aguardado Modo Escuro, que vazou há alguns dias. O modo, naturalmente, se estende por todo o sistema, adaptando aplicativos, elementos de interface e animações. Ficou bonito, ficou muito bonito.

Modo Escuro no macOS Mojave

Além disso, o macOS Mojave traz várias novidades em várias áreas. Na Mesa (Desktop), o sistema traz um recurso chamado “Stacks”, que é um milagre para os bagunceiros que jogam todos os seus arquivos indistintamente na área de trabalho e a transformam numa zona de guerra. Ao ativar a ferramenta, o sistema agrupa automaticamente arquivos por tipo (imagens, documentos, planilhas, pastas etc.) e deixa tudo facilmente acessível à direita. Organização automática a um clique? Quero.

O Finder, por sua vez, traz um novo modo de visualização — deveras inspirado no iOS — chamado Galeria, que mostra seus arquivos em ícones num carrossel inferior e traz uma pré-visualização enorme, em cima. Uma barra lateral contextual mostra dados dos arquivos, com metadados EXIF de fotos, e traz ainda ações rápidas, como rotação e marcação de imagens ou inclusão de marca d’água em documentos do Pages.

Stacks no Finder do macOS Mojave

Já o Quick Look traz vários recursos de edição básica em si mesmo: é possível fazer edição básica de imagens, assinar um PDF digitalmente ou mesmo cortar um vídeo sem sequer abrir qualquer aplicativo — a própria ferramenta já faz isso. Inúmeros formatos de arquivos são suportados.

A Apple também está melhorando o recurso de Captura de Tela no macOS Mojave. Como no iOS, a ferramenta agora surge numa pequena janela quando é evocada e permite que você capture a tela estaticamente ou em vídeo — seja ela inteira ou uma seleção. Também é possível fazer uma edição básica da captura que você acabou de fazer antes de salvá-la.

O recurso de Continuidade, por sua vez, está ainda mais poderoso: com o Continuity Camera, apps no Mac podem ativar a câmera do seu iPhone automaticamente para que você faça uma imagem (ou um escaneamento, com o recurso de captura de documentos) e ela apareça imediatamente num arquivo que você esteja editando no computador.

Em termos de aplicativos, quatro deles estão chegando ao Mac depois de suas estreias no iOS: o Apple News, o Bolsa, o Gravador de Voz e o Casa. Todos eles são bem parecidos com as suas versões para iPad — ou seja, sim, o espaço entre Mac e iOS está cada vez menor. Mais sobre isso alguns parágrafos abaixo.

O macOS Mojave traz também melhorias de privacidade e segurança. No Safari, temos uma ferramenta que limita o acesso de trackers à sua navegação. Então você terá a opção de ativar ou não, digamos, uma janela de comentários do Facebook num site caso queira — essas janelas, como bem se sabe, são uma das principais fontes de monitoramento das empresas e o novo comportamento pode ser considerado um golpe importante em empresas como Facebook ou Google. A Apple também protegerá usuários de “Fingerprinting”, uma forma de rastreamento que vai além de cookies — a ideia é anonimizar ao máximo a navegação na web.

Publicidade

Movendo para a Mac App Store, a loja vai (finalmente!) ganhar um redesign com forte inspiração na sua contraparte do iOS. Temos aqui uma barra lateral, várias seções editoriais, histórias sobre apps e vídeos que tocam automaticamente; áreas específicas como Descubra, Crie, Trabalhe, Jogue e muito mais trazem apps agrupados por suas principais funções. Temos também recomendações personalizadas e dicas para apps já instalados. A Apple criou até mesmo uma API para que desenvolvedores adicionem janelas de reviews diretamente em seus apps.

Mac App Store no macOS Mojave

Várias gigantes do software anunciaram novos produtos na Mac App Store: a Microsoft levará o Office 365 à loja, enquanto a Adobe venderá o Lightroom CC por lá. O Transmit, da Panic, e o BBEdit, da Bare Bones, são outros aplicativos de peso que não estavam antes na Mac App Store e aterrissarão por lá em breve.

Assim como no iOS 12, o FaceTime do macOS Mojave também ganhará suporte a chamadas em grupo com até 32 pessoas:

FaceTime em grupo no macOS Mojave

A API de gráficos da Apple, Metal, também ganhou aprimoramentos, com o suporte a eGPUs — que permitirá que computadores da Maçã renderizem conteúdo de altíssima qualidade sem engasgar. Já na área de Aprendizado de Máquina, o macOS Mojave trará uma ferramenta chamada Create ML, que ajudará desenvolvedores a criar recursos de inteligência artificial e integrá-los aos seus aplicativos — ela integra-se a todas as ferramentas de desenvolvimento da Maçã, como o Swift.

Craig Federighi aproveitou o momento para responder uma pergunta muito repetida nos últimos anos: a Apple vai fundir o macOS e o iOS? Não, informa a Apple: são universos diferentes, padrões diferentes e a Maçã ama o Mac, afinal.

Mas há um mas: existe uma lacuna que precisa ser preenchida. A Apple precisa fornecer ao Mac um acesso ao maior ecossistema de aplicativos do mundo — o iOS — e está fazendo isso em uma nova tecnologia prévia, que levará o UIKit aos computadores da Maçã e permitirá que desenvolvedores portem aplicativos móveis para o Mac com poucos cliques. A própria Apple já está fazendo isso: os novos apps News, Bolsa, Gravador de Voz e Casa para Mac foram construídos com essa nova tecnologia, que chegará à comunidade geral de desenvolvedores em 2019.

O macOS Mojave estará disponível gratuitamente para os usuários na primavera (outono do hemisfério norte) e a primeira versão beta para desenvolvedores será disponibilizada ainda hoje.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC18: tvOS 12 conta com suporte ao sistema Dolby Atmos, Zero Sign-on e novos screensavers

Próx. Post

Primeiras versões beta do iOS 12, do macOS 10.14 Mojave, do watchOS 5 e do tvOS 12 já estão disponíveis para desenvolvedores [atualizado]

Posts Relacionados