Um dos destaques da keynote de abertura da WWDC18, sem dúvida, foi o tema realidade aumentada/ARKit 2.0. Conforme falamos, junto à Pixar, a Apple criou um novo formato para realidade aumentada chamado USDZ, o qual é otimizado para compartilhamento e gráficos 3D.
Nós também comentamos que a Adobe implementará suporte nativo ao formato na suíte Creative Cloud — com isso, designers poderão criar conteúdos de AR a partir de apps como Photoshop CC e Dimension CC, criando arquivos USDZ que podem ser consumidos de forma nativa no ecossistema da Apple. Agora, a empresa compartilhou um pouco mais dos seus planos nesse sentido.
Trata-se do Projeto Aero, uma nova ferramenta de criação de realidade aumentada e sistema multiplataformas. Com ele, criadores terão nas mãos aplicativos para criar cenas de AR simples e experiências aproveitando o framework ARKit da Apple. Designers poderão facilmente criar conteúdo imersivo os quais pode ser levados para o Xcode a fim de aplicar um maior refinamento e desenvolvimento.
Para dar um sneak peek do que está por vir, a Adobe fez uma parceria com 15 artistas e lançou o Festival do Impossível, a primeira exposição de arte de imersão em grande escala que celebra obras de arte que exploram… o impossível. O festival acontecerá entre os dias 8 e 10 de junho, em San Francisco (Califórnia, Estados Unidos).
O Projeto Aero em si ainda carece de informações, mas a Adobe já afirmou que veremos mais sobre o assunto na Adobe MAX—The Creativity Conference, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de outubro, em Los Angeles (também na Califórnia).
via 9to5Mac