O melhor pedaço da Maçã.

O que é o Apple Silicon?

Shutterstock.com
Chip M1

A Apple sempre se gaba de unir software, hardware e serviços para entregar uma experiência única a seus usuários. Isso se deve ao fato de que ela controla tudo, desde o software que equipa os iPhones, iPads, Macs, Apple Watches e Apple TVs, indo até os serviços disponíveis para eles e os hardwares desses produtos em si.

Publicidade

Um dos componentes mais importantes de qualquer eletrônico que se preze é o processador. No caso da Apple, como não poderia deixar de ser, essa peça é desenvolvida também pelos engenheiros em Cupertino. É o que a empresa chama de Apple Silicon.

Essa nomenclatura ficou bastante conhecida a partir da notícia de que a empresa iniciaria a transição dos chips Intel para os processadores próprios em Macs, na Worldwide Developers Conference (WWDC) de 2020.

Porém, esse componente faz parte dos dispositivos da Apple (pelo menos de alguns deles) desde ao menos 2010, quando ela lançou o primeiro iPad. Naquela época, o chip A4 (criado e desenvolvido pela Maçã) fazia parte não só da primeira geração do tablet, como também do iPhone 4 e do iPod touch de quarta geração.

Publicidade

De lá para cá, vimos a evolução dos processadores da linha A, além da chegada de outros tipos de processadores criados pela empresa — cada um com uma letra dedicada a um produto ou função.

SiP vs. SoC

Alguns desses processadores são do tipo SiP1System in a package, ou sistema em um pacote., enquanto outros são considerados SoC2System on a chip, ou sistema em um chip.

A diferença entre os dois tipos é que o SiP reúne vários chips individuais em um único pacote, enquanto que o SoC contém todos aqueles elementos eletrônicos necessários para as funcionalidades específicas, como a CPU3Central processing unit, ou unidade central de processamento. e a GPU4Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico..

Um SoC nada mais é do que o encapsulamento das CPUs, microcontroladores e outros hardwares de suporte em um único chip; já um SiP é um outro nível de integração, no qual várias matrizes são integradas dentro de um único pacote. Por isso, um SoC conta com todos os eletrônicos essenciais, enquanto que o SiP conta com os chips individuais acomodados dentro de em um pacote, sendo que cada um deles conta com uma função dedicada. Como resultado, temos uma economia de espaço e um custo menor de instalação.

Publicidade

Atualmente, eles se dividem assim:

  • SoCs: processadores como os das linhas A e M, que equipam iPhones, iPads e Macs.
  • SiPs: processadores como os das linhas S e H, que equipam Apple Watches e AirPods.

Arquitetura do Apple Silicon

O Apple Silicon é baseado na arquitetura ARM (Advanced RISC Machine), bem diferente da tradicional x86 (na qual são baseados os processadores da Intel, como o Core i5 ou o Core i7).

Por isso mesmo, softwares que rodam em computadores com chips da Intel precisam ser adaptados para aqueles com processadores da Apple. Do contrário, eles precisam do Rosetta, software dedicado a “traduzir” o aplicativo quando ele é aberto pela primeira vez nessas máquinas, a fim de fazê-lo rodar num ambiente no qual ele não é preparado para funcionar.

Benefícios do Apple Silicon

Na prática, o uso de SoCs da Apple se traduzem em um menor consumo de energia (algo muito perceptível nos laptops com Apple Silicon, os quais passaram a ter entre 16-22 horas de autonomia) e uma melhor integração entre o sistema operacional (o software) e o hardware, além de trazer mais segurança/controle para a fabricante.

Por conta da arquitetura do Apple Silicon, também podemos apontar como um grande benefício o fato de termos uma memória unificada compartilhada entre CPU e GPU, o que acaba beneficiando bastante essa troca de memória para a placa gráfica que, em outras arquiteturas de chips, ficam limitadas a uma memória especificamente dedicada para elas.

Contras do Apple Silicon

Falando especificamente de Macs, por eles terem um SoC, isso acaba tirando qualquer possibilidade de o cliente fazer upgrades de memória ou até mesmo de placas gráficas (no caso de desktops profissionais como o Mac Studio e o Mac Pro). Dessa forma, quando você compra um Mac com uma determinada especificação, ele “morrerá” com a mesma quantidade de memória e de SSD5Solid-state drive, ou unidade de estado sólido. que veio de fábrica.

Seguindo esse mesmo raciocínio, reparos são algo que fica quase impossível fazer num SoC assim; se antes você poderia substituir uma RAM6Random access memory, ou memória de acesso aleatório. defeituosa, por exemplo, hoje qualquer problema na memória unificada desses chips basicamente os inutiliza.

via New Electronics

Notas de rodapé

  • 1
    System in a package, ou sistema em um pacote.
  • 2
    System on a chip, ou sistema em um chip.
  • 3
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 4
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.
  • 5
    Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.
  • 6
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Halloween II, Retro Pocket Rocket, Memento: Lembretes e mais!

Próx. Post

O que é o flash True Tone dos iPhones e iPads?

Posts Relacionados