O melhor pedaço da Maçã.
iPhone X com água espirrando

Como saber se os componentes internos do seu iPhone entraram em contato com a água

Uma novidade ótima que chegou a partir dos iPhones 7/7 Plus foi a resistência à água. Mas tem uma pegadinha, aí: tanto os aparelhos mais antigos quanto os mais novos podem perder completamente a garantia caso a Apple constate que os componentes internos do aparelho entraram em contato com a água.

Publicidade

E você pode estar se perguntando como a equipe da Apple verificaria se o líquido entrou ou não no aparelho sem sequer abri-lo. Pois então: existe uma maneira fácil de analisar se o dispositivo ainda está coberto pela garantia, com os componentes internos intactos. Então, se o seu iPhone entrou em contato com algum líquido, não se desespere completamente. Confira abaixo como ver se ele foi de fato danificado internamente e se perdeu ou não a garantia de fábrica. 😉

Caiu na água, e agora?

Caso o seu aparelho tenha molhado por alguma razão, a Apple aconselha que você seque-o com a ajuda de um pano macio (que não solte fiapos) e deixe-o secando em frente a um ventilador com ar frio. Isso mesmo, frio: não utilize nenhum secador ou ar quente, nem coisas como cotonetes ou toalhas de papel para secar o conector Lightning e/ou a saída para fones de ouvido (presente em alguns modelos de iPhones).

Lembre-se, também, de não carregar ou inserir qualquer tipo de fio (carregador ou fone) enquanto o aparelho ainda estiver úmido.

Como verificar se entrou líquido no aparelho

Todos os dispositivos da Apple fabricados a partir de 2006 têm o que eles chamam de LCI (liquid contact indicators, ou indicadores de contato com líquido).

Publicidade

Esse indicador normalmente possui a cor branca ou prateada e, desde o iPhone 5, fica na bandeja do cartão SIM (chip da operadora). Se ele entrar em contato com água ou algum tipo de líquido (e isso não inclui umidade ou mudanças de temperaturas), o indicador ficará vermelho. Para vê-lo melhor, é bom utilizar uma lupa ou até uma lanterna.

Indicador de contato com líquido do iPhone X

Em modelos mais antigos de iPhones (4/4s, por exemplo), esse indicador fica na saída de áudio de 3,5mm e no conector de 30 pinos — você pode conferir os indicadores de todos os modelos de iPhones e iPods nesta página de suporte da Apple.

Publicidade

·   •   ·

Ainda que os iPhones atuais sejam resistentes à água (o que é diferente de ser oficialmente à prova d’água, como são os Apple Watches mais recentes, por exemplo), é sempre bom ter bastante cuidado.

Publicidade

A Apple recomenda não nadar ou tomar banho com o iPhone, não expor o aparelho a água pressurizada ou em alta velocidade (como no chuveiro ou ao praticar esportes aquáticos), não usar o telefone em sauna (seca ou a vapor), não submergir o iPhone em água intencionalmente, não operar o iPhone fora das faixas de temperatura sugeridas ou em condições de extrema umidade, não deixar cair ou sujeitar o iPhone a outros impactos e, é claro, não desmontá-lo (incluindo a remoção de parafusos).

Deixe essas experiências para os YouTubers que testam a resistência dos aparelhos! 😜

dica do Fabiano M. Aguilar e do Rodrigo Cazorlas

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MusicKit JS leva o Apple Music para a web; será possível buscar músicas pela letra no iOS 12

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Mega Mall Story, Best 7 Minute Fitness Workout, ShottyBlur e mais!

Posts Relacionados