O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
iCloud

Apple é aplaudida e criticada por expandir criptografia no iCloud

A Apple anunciou, ontem, que ainda mais dados do iCloud serão criptografados de ponta a ponta, incluindo (pela primeira vez) backups de dispositivos, contatos, mensagens, fotos, entre outros. A medida, porém, causou reações diversas entre organizações que defendem a privacidade de usuários online e órgãos de segurança pública.

Publicidade

Como informamos, a Proteção Avançada de Dados do iCloud será disponibilizada de forma opcional e vai manter a maioria dos dados do iCloud protegidos, mesmo no caso de violação de dados na nuvem. Alguns dados de apps, porém, permanecerão sem criptografia de ponta a ponta, como Mail, Contatos e Calendário.

Reação positiva

Entre os que celebraram a novidade está a Electronic Frontier Foundation (EFF), um grupo que há muito cobra da Apple mais medidas para proteger a privacidade de usuários. Após o anúncio de ontem, a organização divulgou uma declaração aplaudindo o novo recurso e o compromisso da Maçã com a privacidade.

Aplaudimos a Apple por ouvir especialistas, defensores dos direitos infantis e usuários que desejam proteger seus dados mais confidenciais. A criptografia é uma das ferramentas mais importantes que temos para manter a privacidade e a segurança online. É por isso que incluímos a exigência de que a Apple permita que os usuários criptografem os backups do iCloud na campanha Fix It Already que lançamos em 2019.

A EFF também celebrou o fato de a Apple ter cessado o desenvolvimento da ferramenta que buscaria por conteúdos de pornografia infantil em seus dispositivos, o qual havia sido anunciado originalmente no ano passado e acumulado diversas críticas desde então.

De volta ao novo recurso de segurança do iCloud, a CEO1Chief executive officer, ou diretor(a) executivo(a). do Signal, Meredith Whittaker, também declarou que a decisão da Apple de oferecer criptografia de ponta a ponta “é ótima”, conforme divulgado pelo The Washigton Post.

Houve pressão e trabalho narrativo suficientes para que eles vejam o lado da história se formando. É realmente incrível.

Fight for the Future, outro grupo de defesa da privacidade online, disse que a medida finalmente traz o marketing da empresa de foco na privacidade para a realidade.

A reputação da Apple como empresa de tecnologia pró-privacidade está em desacordo com a realidade de que os backups do iCloud não são protegidos por criptografia de ponta a ponta. Essa notícia significa que as mensagens, os documentos e os dados pessoais das pessoas estarão protegidos contra autoridades, hackers e a própria Apple.
.
Apesar das alegações de aplicação da lei (e anos pressionando a Apple para NÃO criptografar o iCloud de ponta a ponta), a criptografia torna as pessoas mais seguras, não menos seguras. Isso melhorará os direitos humanos e a segurança digital globalmente, especialmente para pessoas e comunidades que já estão sob vigilância.

Reação negativa

Como dissemos, alguns órgãos governamentais reagiram de maneira diferente. Ao The Washington Post, o FBI2Federal Bureau of Investigation ou Departamento Federal de Investigação., a maior agência de inteligência do mundo, disse que está “profundamente preocupado” com a função.

Segundo eles, a criptografia de ponta a ponta dificulta seu trabalho.

Publicidade

Isso prejudica nossa capacidade de proteger o povo americano de atos criminosos que vão desde ataques cibernéticos e violência contra crianças até tráfico de drogas, crime organizado e terrorismo. Nesta era de segurança cibernética e demandas por “segurança por design”, o FBI e os parceiros de aplicação da lei precisam de “acesso legal por design”.

A ex-funcionária do FBI, Sasha O’Connell, disse ao The New York Times que “é ótimo ver as empresas priorizando a segurança”, mas ressaltou que é preciso “ter em mente que há compensações”, sendo uma delas o impacto em “diminuir o acesso da aplicação da lei às evidências digitais”.

Felizes, mas nem tanto

Já o Surveillance Technology Oversight Project, ou S.T.O.P., chamou a Proteção Avançada de Dados de “essencial e atrasada”. Apesar do anúncio, o grupo está “desapontado” com o fato de que o recurso não será habilitado por padrão.

Publicidade

Fox Cahn, diretor executivo do grupo, disse:

É bom ver as proteções de privacidade da Apple alcançando seu discurso de venda, mas tornar essas proteções opcionais deixará a maioria dos usuários vulneráveis. Durante anos, a Apple divulgou seu histórico de privacidade, deixando seus usuários vulneráveis, principalmente à vigilância policial. Grande parte dos dados que os usuários armazenam no iCloud está a apenas uma ordem judicial de se tornar uma ferramenta de policiamento. Com essas mudanças, a Apple seguirá as melhores práticas de privacidade que outras empresas seguem há anos. Mas é decepcionante que os usuários tenham que aceitar muitas dessas novas proteções, deixando a grande maioria em risco.

O grupo, vale notar, também já criticou o desenvolvimento do recurso da Apple contra abuso infantil, bem como pediu a suspensão das vendas de AirTags — dado o potencial do rastreador para servir como ferramenta de perseguição.

Mark Gurman, da Bloomberg, acredita que o recurso eventualmente se tornará sim algo padrão — a Apple provavelmente só precisa de um tempo para “educar” os usuários, evitando o risco de perderem todos os seus dados caso esqueçam suas senhas.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor(a) executivo(a).
  • 2
    Federal Bureau of Investigation ou Departamento Federal de Investigação.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App Buscar faz polícia invadir casa de idosa erroneamente

Próx. Post

Apple poderá ter sistemas de AR/VR baseados em ambos iOS e macOS

Posts Relacionados