A Apple realmente não está de brincadeira quando o assunto é realidade aumentada. Basta ver que, na sua keynote mais recente, a empresa anunciou o ARKit 2.0 com uma série de novidades e a introdução do formato USDZ, que permitirá a desenvolvedores, artistas e usuários com um menor grau de conhecimento técnico na área a realizarem e compartilharem suas criações 3D para o mundo virtual.
Felizmente, o ânimo da Apple está se refletindo também na comunidade de desenvolvedores, que continua a criar e demonstrar aplicações para a plataforma que vão do bonito ao impressionante. Vamos ver mais algumas delas a seguir?
Um mercado mais fácil
Se você é daquelas pessoas que não suporta ficar mais tempo no supermercado que o estritamente necessário e detesta vagar pelos corredores em busca daquele item que parece ter prazer em nunca ser encontrado, o desenvolvedor Andrew Hart, da Dent Reality, mostrou algo que pode colocar lágrimas nos seus olhos.
Here’s a peek at what I’ve been working towards for the past few months. Introducing Retail AR, from Dent Reality. https://t.co/CpS0w3ZXYX pic.twitter.com/NZFZcjcQX1
— Andrew Hart @ WWDC (@AndrewProjDent) 4 de abril de 2018
Aqui está uma prévia do que eu tenho trabalhado nos últimos meses. Apresentando o Retail AR, da Dent Reality.
É impressionante: a ferramenta identifica o produto que você está olhando, lhe fornece informações, sugere itens relacionados e guia até a localização deles. O sucesso da empreitada, claro, só depende de dois fatores: o grau de organização dos supermercados e a quantidade de propagandas (que, admitamos, será uma parte inevitável da experiência) a aparecerem durante o seu uso.
“Star Wars”
Star Wars: Jedi Challenges é um jogo criado pela Lenovo em parceria com a Disney que permite aos usuários entrarem em batalhas realistas com sabres de luz e jogarem o famoso Holochess; até recentemente, entretanto, ele precisava dos óculos Lenovo Mirage para funcionar. Agora, com o ARKit, não mais.
O jogo, gratuito, agora permite que os usuários entrem na experiência diretamente na tela do iPhone, somente apontando a câmera para uma superfície. Apenas o Holochess está disponível no modo AR; para as batalhas com sabre de luz e o modo estratégico, ainda é necessário adquirir o Lenovo Mirage. Ainda assim, é uma boa novidade.
Festival of the Impossible
A Adobe é uma das parceiras mais entusiasmadas da Apple no mundo do ARKit e na colaboração para criação do formato USDZ, e seu primeiro projeto relacionado à tecnologia é um festival de arte digital chamado The Festival of the Impossible.

Realizado por três dias a partir de hoje nos galpões da The Minnesota Street Project, em San Francisco, a exibição traz uma série de obras de arte que só podem ser completamente visualizadas por meio de iPads e iPhones; a ideia da Adobe é fazer do espaço uma galeria e, ao mesmo tempo, uma demonstração do seu Projeto Aero — a plataforma que ajudará artistas a transformarem seus projetos do Photoshop e outros produtos da empresa em experiências AR.
Prévia: controlando o iPhone com os olhos
Como bem se sabe, o ARKit 2.0 adiciona a todas as habilidades da sua primeira versão a capacidade de detectar quando você pisca. Com isso, o desenvolvedor Matt Moss compartilhou uma prova de conceito deveras intrigante em que você controla o seu iPhone somente olhando para ele e piscando:
Control your iPhone with your eyes. Just look at a button to select it and blink to press. Powered by ARKit 2. #ARKit #ARKit2 #WWDC #iOS pic.twitter.com/ow8TwEkC8J
— Matt Moss (@thefuturematt) 7 de junho de 2018
Controle seu iPhone com os olhos. Só olhe para um botão para selecioná-lo e pisque para tocá-lo. Possibilitado pelo ARKit 2.
Além de ser uma novidade enorme para questões relativas à acessibilidade, a criação também pode ser (com o perdão do trocadilho) uma mão na roda para situações em que você esteja com as mãos ocupadas. É um pouquinho assustador, também.
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Curtiram as novidades? Vamos aguardar os próximos meses para sabermos o que mais vai nos impressionar na área…