O MacRumors informou hoje que, segundo um memorando interno distribuído para as lojas oficiais e os Centros de Serviço Autorizados Apple, a Maçã identificou um problema de hardware bem limitado que afeta os modelos mais recentes (lançados em 2017) de MacBooks Pro de 13 polegadas sem Touch Bar (com teclas de função).
O documento — distribuído no fim de semana passado — informa que, quando o SSD1Solid-state drive, ou unidade de estado sólido. ou a placa lógica da máquina apresentam alguma falha, ambos os componentes precisam ser substituídos simultaneamente. A Apple não especifica a possível razão para que as duas peças necessariamente sejam trocadas (ou o motivo de elas falharem em conjunto), nem mesmo a porcentagem das máquinas que podem estar sofrendo com isso.
Ainda segundo o memorando, o problema não afeta outros modelos da linha MacBook Pro com Touch Bar — nem mesmo o MacBook Pro sem Touch Bar lançado em 2016; o foco está mesmo no modelo 2017 sem Touch Bar.
A substituição do SSD e da placa lógica não é necessária quando outros problemas afetam a máquina, como tela defeituosa, trackpad que não responde, etc. A troca dos componentes está autorizada desde que o MacBook Pro não tenha sido danificado por líquidos ou outros danos acidentais; o tempo de reparo, é claro, varia de acordo com o local/estoque das peças.
Caso você esteja enfrentando esse problema, pode iniciar o processo para troca das peças pela página de suporte da Apple, por telefone ou até mesmo pelo chat.
Vale notar que essas máquinas também podem sofrer com um problema relacionado a baterias que estufam — para este caso, há um programa de substituição global o qual foi lançado em abril passado.
Notas de rodapé
- 1Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.