O melhor pedaço da Maçã.
Pessoa segurando iPhone ao lado de carro

Organização promete transformar o iPhone em uma chave digital para veículos

O Car Connectivity Consortium (CCC) é uma organização entre executivos de várias empresas que tem como objetivo criar produtos e serviços que viabilizam a conectividade entre dispositivos móveis e veículos. Entre as empresas associadas estão a Apple, a Samsung, a Audi, a BMW e muitas outras.

Publicidade

A CCC publicou hoje as especificações do projeto “Digital Key”, um padrão que irá permitir aos motoristas baixar uma chave digital em seus smartphones para destravar e até mesmo dar a partida em seus veículos — desde que esses sejam de alguma das marcas membras da organização.

Segundo as especificações divulgadas, o padrão é uma solução para a conectividade entre carro e dispositivo pessoal que pretende unificar ainda mais a experiência do usuário.

A Digital Key é uma solução nova e revolucionária para o setor automotivo. Várias montadoras e fornecedores de handsets já desenvolveram tecnologias similares à Digital Key, mas sem a união entre essas empresas o mercado se fragmenta e quem perde com isso é o usuário. O Car Connectivity Consortium desempenha um papel importante reunindo montadoras e fabricantes de smartphones para desenvolver um serviço importante, como a Digital Key, para a indústria automotiva.

Ainda que esteja na primeira versão, o padrão irá fornecer um método de implantação que possibilita os donos de veículos transferir com segurança uma chave digital para o seu dispositivo móvel, a partir da tecnologia NFC1Near Field Communication, ou Comunicação por Campo de Proximidade.. Como a atuação dessa tecnologia é limitada pela proximidade do dispositivo com o sensor de autenticação, o CCC garante que o serviço irá seguir com altos padrões de segurança.

Segundo a organização, o serviço será ideal para vários públicos, desde o usuário mais simples até para empresas de locação de veículos.

Publicidade
  • Donos de veículos: mais segurança e facilidade na hora de utilizar o veículo;
  • Empresas de locação: amplie a privacidade e a flexibilidade, gerencie com eficiência locações, crie novos modelos de negócios;
  • Compartilhamento de veículos: transfira chaves com segurança, agilize o gerenciamento de veículos e impulsione novas oportunidades;
  • Gerenciamento de frotas: otimize o gerenciamento de frotas por meio de chaves digitais através dos dispositivos móveis.

Dado o grande interesse das fabricantes de automóveis e smartphones, bem como de outras empresas que participam da cadeia de produção, o CCC já começou a trabalhar na segunda especificação para o padrão. Esta contará com a colaboração de ainda mais empresas, incluindo Apple, Audi, BMW, Hyundai, LG, Panasonic, Samsung e Volkswagen, entre outros membros centrais.

Será que, em um futuro próximo, não usaremos mais chaves e vamos precisar apenas do celular para andar com um veículo? Veremos. 😛

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Near Field Communication, ou Comunicação por Campo de Proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Após inúmeras dificuldades técnicas, AirPower poderá chegar ao mercado em setembro

Próx. Post

Emulsio é um app que estabiliza lindamente vídeos feitos no iPhone ou iPad, inclusive em 4K

Posts Relacionados