O melhor pedaço da Maçã.

Como personalizar a Central de Controle do iPhone, iPad e iPod touch

Central de Controle no iOS 11

Com a chegada do iOS 11 foi possível, pela primeira vez, personalizar a Central de Controle do seu dispositivo de acordo com os recursos/funções que você mais utiliza, permitindo acessá-las com mais agilidade.

Publicidade

Logo após a liberação do iOS 11, nós publicamos um vídeo comentando as novidades da Central de Controle (incluindo como personalizá-la).

Agora, vamos relembrar como gerenciar esse recurso fundamental do iOS neste passo-a-passo que deixará você no comando da Central de Controle do seu dispositivo.

Como abrir e encerrar a Central de Controle

  • Para abrir a Central de Controle, deslize o dedo da borda inferior da tela para cima. Se você estiver utilizando um iPad, um iPhone 7 Plus ou 8 Plus, é possível acessá-la também na horizontal — neste caso, você deve deslizar o dedo da borda lateral da tela para cima. Se você estiver utilizando um iPhone X, deslize o dedo do canto superior direito (onde são exibidas as informações da bateria e da rede Wi-Fi) para baixo.
  • Para encerrar a Central de Controle no iPad ou no iPhone (exceto o modelo X), basta pressionar o botão de Início. No iPhone X, deslize com o dedo para cima a partir da barra de início do dispositivo.

Como personalizar a Central de Controle

Para adicionar, remover e organizar atalhos na Central de Controle, siga os passos abaixo:

Central de Controle no iOS 11

  1. Acesse Ajustes » Central de Controle e toque em “Personalizar Controles”;
  2. Adicione controles tocando em Símbolo de +, que fica ao lado esquerdo do nome do recurso;
  3. Remova controles que você não utiliza tocando em Símbolo de -, ao lado esquerdo do nome do recurso;
  4. Para organizar os atalhos, mova as três barras cinzas no lado direito de acordo com a ordem que preferir.

Acessar e controlar os ajustes

Agora que você personalizou os seus controles e adicionou os atalhos que mais utiliza, veja como acessar e controlar os ajustes.

Central de Controle no iOS 11

  • Ajustes de rede: pressione firmemente ou mantenha pressionado o cartão “Ajustes” (no canto superior esquerdo) para ativar ou desativar o Modo Avião, os Dados Celulares, o Wi-Fi, o Bluetooth, o AirDrop e o Acesso Pessoal;
  • Controlar um áudio: pressione firmemente ou mantenha pressionado o cartão de áudio (no canto superior direito) para reproduzir, pausar, pular ou retroceder uma faixa — além de controlar o volume do áudio;
  • Outros ajustes: abra a Central de Controle para visualizar os ajustes que você acrescentou à Central. Entre os atalhos disponíveis, é possível acessar e configurar o alarme, o brilho da tela, a calculadora, ativar/desativar o Não Perturbe e o Modo Pouca Energia, alterar o Tamanho do Texto, bloquear a orientação da tela, ativar o Modo Silencioso e muito mais.

Para iPhones 6s ou superiores, o recurso 3D Touch permite acessar ainda mais opções e configurações através dos atalhos na Central de Controle. Para isso, pressione firmemente a tela para expandir os recursos adicionais. Se você tem um iPhone 6 ou anterior, um iPad ou um iPod touch, mantenha os apps abaixo pressionados para exibir mais controles.

Publicidade

Por enquanto, a Calculadora e o Gravador estão disponíveis somente no iPhone e iPod touch. Esses recursos serão adicionados no iPad a partir do iOS 12 e no Mac com o macOS Mojave.

O Não Perturbe ao Dirigir e o Modo Pouca Energia estão disponíveis somente no iPhone. O Modo Silencioso está disponível somente no iPad e no iPod touch.

Publicidade

·   •   ·

Recentemente, publicamos um tutorial sobre como configurar o Acesso Pessoal, recurso que permite compartilhar sua internet 3G/4G com outros dispositivos.

Esperamos que esse e outros tutoriais contribuam para que novos (e antigos, quem sabe) usuários do iOS conheçam melhor algumas das principais funções disponíveis nos seus dispositivos. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mural MM, edição XXVIII

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 17 a 24 de junho

Posts Relacionados