Tudo indicava que os cartões de crédito do Bradesco e do Banco do Brasil estariam aptos para serem utilizados no Apple Pay a partir de hoje.
Os motivos para isso eram fortes, já que hoje, dia 4 de julho, acaba o período de 90 dias de exclusividade do Itaú no serviço. Além disso, como informamos ontem no nosso Instagram, alguns usuários já estavam conseguindo adicionar cartões de crédito Ourocard do BB (bandeira Visa) no Apple Pay sem problemas, faltando “apenas” a etapa da verificação.
De ontem para hoje, porém, o MacMagazine recebeu informações de que — pelo menos em relação ao BB — tudo ainda continua em fase de testes. Isso mesmo, nada de Apple Pay para clientes do Banco do Brasil e dos seus cartões de crédito, pelo menos por enquanto. A expectativa, segundo nossas fontes, é de eles lançarem o serviço no fim do mês. Não há uma data definida para isso, mas 31/7 (uma terça-feira) desponta como uma boa data.
Vale ressaltar que estamos falando exclusivamente do Banco do Brasil. Até o momento, não recebemos nenhuma informação sobre a entrada do Bradesco no Apple Pay, que poderia acontecer antes, junto do BB (como era esperado) ou até mesmo depois.
Para que os cartões de crédito do Banco do Brasil sejam verificados (etapa que ainda falta para alguns usuários que, como falei acima, cadastraram o cartão no serviço com sucesso), o aplicativo do banco precisa necessariamente ser atualizado — apesar de ele ter recebido um pequeno update ontem, tal atualização não tem ligação nenhuma com o Apple Pay.
Sem dúvida a notícia é ruim para quem estava ansioso, aguardando o lançamento. Por outro lado, temos uma boa notícia. Ainda que apenas os cartões de credito Visa tenham sido adicionados com sucesso por usuários até o momento, as bandeiras American Express (AMEX) e Elo também estão sendo testadas pelo banco. O teste, contudo, não garante que tais bandeiras serão suportadas logo no inicio da parceria — ainda que tudo indique que esse seja mesmo o caminho. E, se o BB pretende oferecer suporte a essas três bandeiras, tudo indica que elas também deverão ser suportadas pelo Bradesco. Mastercard, pelo que ouvimos, não está sendo testado — mas visto que a bandeira já é suportada pelo Itaú, não faz muito sentido ela ficar de fora.
Como sempre, só nos resta esperar — mais um pouco — para ver o que acontecerá.
Atualização 04/07/2018 às 16:15
Corroborando a informação que demos acima, diversos usuários que adicionaram cartões de crédito do Banco do Brasil ao Apple Pay (ainda pendentes de verificação) estão relatando que tais cartões estão sendo removidos do serviço:
@MacMagazine os cartões adicionados começam a ser removidos automaticamente pela falta de verificação. pic.twitter.com/KkPNcFmsmw
— Pedro Ivo (@pedroipoliveira) 4 de julho de 2018
@macmagazine olhem a mensagem que recebi #applepay #bancodobrasil pic.twitter.com/KPvZOtxbfu
— Roberto Jorge Dummar (@robertodummar_u) 4 de julho de 2018
@MacMagazine Acabei de receber esta mensagem pedindo para retirar o cartão do BB do Wallet. pic.twitter.com/hYWF0yrjqe
— ALEXANDRE VOLPON (@volpon) 4 de julho de 2018