É hoje! Há exatos dez anos, a Apple colocou no ar uma loja que chegaria para mudar para sempre o mundo da computação como um todo; agora, com o aniversário da primeira década da App Store, várias retrospectivas sobre ela estão pintando. Primeiro vimos esta da App Annie, e agora a Sensor Tower chega com uma ótica ligeiramente diferente.
A firma de análise resolveu olhar para as paradas da loja e, mais precisamente, para os aplicativos que já passaram algum tempo — por menor que seja — como campeões de downloads ou vendas a partir do dia 1º de julho de 2010, que foi quando a Sensor Tower começou a fazer suas medições.
E vejam só que interessante: o levantamento mostrou que 30.000(!) apps diferentes já atingiram o #1 das paradas (de aplicativos gratuitos ou pagos) da App Store em pelo menos um país. Considerando apenas os apps gratuitos, é possível ver quem ficou mais tempo no topo da montanha, com uma vitória — adivinhem — do indefectível WhatsApp:
Interessante comparar o gráfico acima com esse, abaixo, que leva em conta somente os Estados Unidos. Por lá, o WhatsApp some completamente (o que é compreensível, considerando a pouca popularidade do mensageiro entre os americanos) e o Messenger torna-se o líder incontestável — e acompanhado majoritariamente por jogos:
Já no levantamento referente aos apps pagos, um vencedor emergiu soberano tanto globalmente como no mercado dos EUA: Minecraft.
Aqui, o domínio dos jogos já começa a aparecer com mais força em ambos os cenários.
Por fim, temos o ranking de aplicativos que passaram mais tempo liderando a lista de mais lucrativos da App Store (ou seja, aqueles nos quais os consumidores mais gastam dinheiro).
Aqui, como era de se esperar, temos também um domínio dos jogos, com o famigerado Clash of Clans encabeçando ambas as listas mundial e americana:
Alguma surpresa?
via MacRumors