O melhor pedaço da Maçã.

Terceira geração do teclado borboleta é exclusiva do MacBook Pro de 2018

Teclado do MacBook Pro (2018)

Assim que uma dúvida é respondida sobre o teclado de terceira geração que acompanha os novos MacBooks Pro, lançados pela Apple na semana passada, um novo questionamento surge.

Publicidade

Curiosamente, o grande diferencial dessa nova geração do teclado com mecanismo borboleta, de acordo com a Apple, é a digitação mais silenciosa. Mas a verdade é que, se existe alguma diferença, ela é bem pequena — como já mostramos. Por outro lado, apesar de a Apple dizer que nada mudou no projeto para que as teclas se tornassem mais confiáveis, o mecanismo borboleta desse novo teclado é protegido por uma nova camada de silicone que não existia. Ou seja, tudo indica que a Apple utilizou uma “desculpa” (tornar o teclado mais silencioso) para corrigir outro problema (a confiabilidade das teclas).

Isso em si é uma boa notícia, afinal a Apple foi obrigada a iniciar um programa de substituição para os teclados de primeira e segunda gerações com o mecanismo borboleta por conta de falhas em algumas unidades (teclas que ficam presas e/ou se repetem). A má notícia, contudo, é que esse novo teclado (que conta com essa nova proteção de silicone) não faz parte do programa. Isso quer dizer que, se você tem um MacBook Pro 2016/20171O MacBook de 12 polegadas também faz parte do programa de substituição, mas ele — por razões óbvias — não poderia usar esse mesmo teclado. e está enfrentando algum problema com o teclado, ele *não* será substituído por um de terceira geração.

Teclado do MacBook Pro (2018)

Quem obteve a confirmação foi o MacRumors, que entrou em contato com a empresa e confirmou que o teclado de terceira geração é exclusivo do MacBook Pro lançado em 2018.

Publicidade

Fica aqui então a torcida para que a Apple tenha encontrado uma solução alternativa para corrigir o problema nos teclados de primeira e segunda gerações, até porque não faz muito sentido a empresa simplesmente substituir teclados/teclas problemáticos por um novo componente tão propenso quanto o substituído a quebrar novamente — especialmente pensando que o teclado de terceira geração, aparentemente, corrigiu isso.

O MacRumors levantou a hipótese de o teclado de terceira geração não ser compatível com os modelos de MacBooks Pro lançados em 2016/2017. Isso porque, como sabemos, o teclado faz parte de um componente maior chamado top case, o qual engloba a bateria, o trackpad e outras peças — que podem muito bem ter sofrido algumas modificações internas nesse novo modelo.

Como eu disse no começo do artigo, a cada nova resposta que aparece surgem mais questionamentos. Então, precisamos esperar mais um pouco para que essas questões sejam definitivamente respondidas.

Notas de rodapé

  • 1
    O MacBook de 12 polegadas também faz parte do programa de substituição, mas ele — por razões óbvias — não poderia usar esse mesmo teclado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Primeiros benchmarks dos novos MacBooks Pro mostram salto em desempenho

Próx. Post

Comerciais mostram como usuários do Apple Watch podem levar uma vida mais saudável [atualizado 2x]

Posts Relacionados