Nesta semana a iFixit desmontou os novos MacBooks Pro e, entre as poucas novidades, foi constatado que as portas Thunderbolt 3 de ambos os modelos de 13 e 15 polegadas são equipadas com a nova geração de chipset da Intel, denominada “Titan Ridge”, que foi anunciada no início do ano.
Basicamente, os chips da família Titan Ridge para conexões Thunderbolt 3 trazem, além da compatibilidade com o formato USB-C, suporte à interface DisplayPort 1.4, que por sua vez permite conectar o notebook a um monitor externo 8K(!) e exibir imagens a uma taxa de 60Hz (com compressão de imagens).
A série dessa família de chipset que equipa os novos MacBooks Pro é a JHL7540
, que de acordo com a Intel e como supracitado, oferece suporte à DisplayPort 1.4. No entanto, além de obter uma porta Thunderbolt 3 compatível, o suporte a essa interface também depende da placa gráfica instalada, que varia de acordo com o MacBook Pro e deixa o modelo de 13 polegadas fora dessa jogada — veja a seguir o porquê.
Conforme divulgado pelo MacRumors, o novo MacBook Pro de 13 polegadas com Touch Bar suporta o padrão High-Bit Rate 2 (HBR2), o qual corresponde à versão 1.2 da DisplayPort — que permite conectar o dispositivo a um monitor externo 4K e exibir imagens a 60Hz —, devido a uma limitação da GPU integrada Intel Iris Plus 655.
Por outro lado, o modelo de 15 polegadas com Touch Bar suporta o novo protocolo High-Bit Rate 3 (HBR3), o padrão de sinal tanto da DisplayPort 1.3 quanto da 1.4. Com isso, a Apple afirma que os gráficos AMD Radeon Pro dedicados permitem conectar ao notebook até dois monitores 5K com uma taxa de 60Hz.
Logo, o novo MacBook Pro de 15 polegadas teoricamente suporta a interface 1.4 da DisplayPort, mas ainda não consegue controlar um display 8K, ao contrário do que o prometido pelo novo chipset da Intel. Pode ser que isso seja habilitado por uma futura atualização de software, mas nada é certo neste momento.
Esse não é o único indício de que, mesmo trabalhando juntas, Intel e Apple não pensaram a melhor maneira para equipar novos componentes. Ainda nesta semana, surgiu uma polêmica em torno do superaquecimento do modelo de 15 polegadas equipado com a nova geração Core i9 de processadores da mesma fabricante, e ainda não se sabe de quem é a culpa por aquilo.
Ainda relacionado com conexões Thunderbolt, ontem comentamos também que a Apple confirmou que todas as portas Thunderbolt 3 do novo MacBook Pro de 13 polegadas são iguais e oferecem uma velocidade de transmissão que pode chegar a 40Gbps, diferentemente dos modelos anteriores em que apenas as portas da esquerda atingiam tal banda.