Antes da polêmica que envolveu a performance dos novos MacBook Pro, havia informações sobre um problema de kernel panic (tela de erro generalizado do macOS) com o caríssimo iMac Pro. Agora, alguns donos dos novos MacBooks Pro também estão enfrentando o mesmo problema e desejam entender o que está por trás dessa situação.
O bug atingiu tantos proprietários do iMac Pro que é possível acompanhar vários tópicos de discussão no fórum da Apple sobre esse problema — incluindo este, que já possui mais de 6 mil visualizações e quase 200 comentários. Entre as mensagens enviadas lá, os usuários compartilham uma teoria acerca do problema com base no alerta de erro exibido, que aponta para um erro com o BridgeOS. Trata-se de uma espécie de sistema operacional à parte do macOS incorporado no chip T2 — como a versão simplificada do watchOS utilizada pela Touch Bar dos MacBooks Pro.
Por sua vez, o chip T2 é responsável por um bocado de coisas especiais, algumas que já até comentamos. No geral, esse chip fornece ao iMac Pro (e aos novos MacBooks Pro) uma inicialização segura, armazenamento criptografado, verificação de hardware do sistema operacional, do kernel, etc.
O fato é que usuários estão apontando que o problema não acontece uma vez ou outra, e sim repetidamente — às vezes mais de uma vez no mesmo dia. Um deles contou no tópico de discussão que tinha acabado de receber o seu novo MacBook Pro e, em menos de 18 horas, o notebook apagou totalmente pelo menos duas vezes.
A Apple sugere que os proprietários do iMac Pro apaguem e reinstalem o macOS do zero, desabilitem o FileVault e o recurso Power Nap, mas não existe uma solução definitiva para o problema ainda. Se você pensou que trocar a máquina é a última opção, talvez não seja: existe um caso de um usuário que teve seu iMac Pro trocado duas vezes e o problema persistiu em todas as unidades.
Por ora, a Maçã não divulgou nenhuma informação oficial sobre o problema que agora afeta consumidores de dois dos seus produtos topo-de-linha. Com relação à polêmica da perfomance dos novos MacBooks Pro, a Apple já se posicionou, admitindo e corrigindo um erro de software que afetava todos os novos modelos. Aguardemos.
via Digital Trends
Atualização, por Rafael Fischmann 26/07/2018 às 13:55
A Apple respondeu um contato do MacRumors, afirmando que o problema não é generalizado e que até agora nem havia recebido relatos diretos sobre ele. Ainda assim, disse que já tem uma equipe analisando a questão e que está “sempre buscando aprimorar a estabilidade e a confiabilidade dos nossos produtos”.