O melhor pedaço da Maçã.

Infelizmente, o iPad não foi o bastante pra salvar as revistas delas mesmas

New Yorker no iPad

O Electronista divulgou hoje uma notícia nada boa para o mercado editorial, que esperava ser salvo pelo iPad: segundo dados coletados pelo Audit Bureau of Circulations, as vendas de revistas na tablet da Apple estão em queda livre — o que não é grande coisa, pois elas nem chegaram a ficar muito altas.

Publicidade
New Yorker no iPadCapa da GQ no iPadCapa da Vanity Fair no iPadCapa da Wired no iPad

A Wired, por exemplo, conseguiu 100 mil downloads em junho, mas entre julho e setembro caiu para 31 mil e, a partir daí, caiu mais ainda 22 mil vendas em outubro e 23 mil em novembro. Nesse mesmo mês, a GQ foi baixada 11 mil vezes. A Vanity Fair, por sua vez, caiu de uma média de 10.500 entre agosto e outubro para 8.700 no mês passado. Mas nada se comparar ao desempenho da Men’s Health, que caiu de 2.800 para cerca de 2.000 downloads mensais entre o primeiro semestre e setembro/outubro.

Culpa da Apple, que controla demais a App Store e não permite a venda de assinaturas a coleta direta de dados dos assinantes das revistas? Nem tanto. Frederico Viticci, do MacStories, acredita que o problema não está na App Store ou no iPad, mas nas revistas em si — e eu acho que essa opinião dele é bem acertada. Não me espanta nadinha as poucas pessoas que compraram essas bombas na estreia as terem abandonado, daí os números minguantes que o Audit Bureau of Circulations coletou. Já é um milagre grande o suficiente não ter havido quedas maiores ainda!

Como a maioria dos utilitários que convertem revistas para o iPad coloca os interesses das editoras em primeiríssimo lugar, não é nenhuma surpresa que os leitores acabem procurando alternativas que tenham sido concebidas pensando neles.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Diagrama para moldes de cases indica a presença de mais entradas no iPad 2

Próx. Post

Loja vende iWork um pouco diferente por apenas US$40

Posts Relacionados