O melhor pedaço da Maçã.

MM Responde: como migrar sua Fototeca do iCloud para o armazenamento local ou para o Google Photos?

Aplicativo Fotos para macOS

Hoje é dia de mais uma dica da nossa coluna MM Responde!

Publicidade

A pergunta de hoje é:

Como migrar sua Fototeca do iCloud para o armazenamento local ou para o Google Photos?

Se você não tem espaço suficiente para armazenar suas fotos, certamente aderiu a algum dos atuais serviços de nuvem, como o Google Fotos ou a Fototeca do iCloud.

Existem opções online e offline, todas com prós, contras e necessidades específicas — vamos mostrar as melhores opções disponíveis. Apenas para evitar confusão, a parte da “nuvem” que falamos diz respeito a servidores mantidos por alguma empresa, protegidos, criptografados e gerenciados por uma conexão de rede.

Publicidade

Você pode acessar seus arquivos na nuvem armazenados por meio de um aplicativo instalado em seu computador, iPad ou iPhone/iPod touch, e que muitas vezes funciona quase que de forma “oculta” em seu dispositivo. Se você, por exemplo, estiver sem conexão com a internet, na próxima vez que seu aparelho se conectar as mudanças (sincronização de fotos) serão feitas e tudo tende a continuar funcionando bem.

Se a sua escolha for manter as suas fotos apenas no seu computador, um alerta: faça backups! Computadores dão defeito e suas fotos, independentemente da marca do HDD1Hard disk drive, ou disco rígido. ou do SSD2Solid-state drive, ou unidade de estado sólido., não valem o risco de ter momentos preciosos perdidos para sempre. Para quem usa Macs, existem duas opções interessantes: Time Machine e/ou uma cópia completa do arquivo chamado Fototeca (localizado na pasta de Imagens).

Time Machine rodando em um MacBook Air

Se não conhece o Time Machine, vale conferir esses artigos.

Publicidade

Dica: se você mantiver a sua biblioteca de fotos em um drive externo, não as deixe apenas nele. Tenha *sempre* um backup!

Se, como eu, você decidiu utilizar um serviço de nuvem, algumas vezes podemos resolver mudar de provedor (como já fiz do Google Fotos para a Fototeca do iCloud). Mas vamos à pergunta do dia, então.

Baixando a sua Fototeca

Se você tem muitas fotos/vídeos, precisará de um dispositivo de armazenamento externo para baixar sua Fototeca original – lembre-se de que muitas vezes a opção escolhida otimiza o armazenamento interno e mantém apenas uma versão reduzida localmente – para isso, escolha um drive externo não muito antigo, afinal, pra capturar os momentos de novo, só sendo amigo de Marty McFly e com a ajuda do professor Doc Brown.

Publicidade

Encerre o Fotos, conecte o seu disco externo que receberá a cópia e arraste o arquivo “Fototeca” para ele. Dependendo do tamanho da sua fototeca e da velocidade do seu disco externo, o procedimento poderá levar alguns bons minutos (ou até mesmo horas).

Fototeca no Finder

A “Fototeca do Sistema” é a sua biblioteca de fotos principal e a sincronizada com o iCloud. Por ser a principal, as fotos do Compartilhamento de Fotos são baixadas diretamente para ela e as da Fototeca do iCloud são apresentadas, otimizadas normalmente.

Se você tiver apenas uma biblioteca de fotos, esta é a Fototeca do Sistema. Caso contrário, a primeira biblioteca de fotos que você criar ou abrir no Fotos será a Fototeca do Sistema. Se você tiver mais de uma biblioteca, talvez seja preciso designar uma Fototeca do Sistema para que outros apps possam acessar as fotos e os vídeos que você deseja usar.

  1. Abra o Fotos em sua nova fototeca principal;
  2. Vá em Fotos » Preferências… e selecione a aba “Geral”;

    Preferências do Fotos para OS X

  3. Clique no botão “Usar como Fototeca do Sistema”.

Uma vez definido o local da Fototeca, vamos alterar a opção de armazenamento de fotos do iCloud:

  1. Abra o Fotos em sua nova fototeca principal;
  2. Vá em Fotos » Preferências… e selecione a aba “iCloud”;

    Fotos do iCloud

  3. Marque a caixa de seleção “Transferir Originais para este Mac”.

Aguarde o download de suas fotos e, quando terminado, mantenha no local definido ou escolha o novo local para suas fotos. Se você tiver bastante espaço em seu Mac, pode trabalhar com os arquivos originais em sua Fototeca. Se não há problemas de rede e seu espaço é reduzido, sem dúvida alguma a melhor opção é otimizar o armazenamento.

·   •   ·

Se você procurou resposta no MM Fórum e não encontrou ou se você simplesmente tem alguma sugestão para o MM Responde (selecionaremos uma por vez), é só mandar um email para mim [marcelo arroba nosso domínio] ou falar comigo no Twitter [@marcelodemelo].

Até a próxima! 😊

Notas de rodapé

  • 1
    Hard disk drive, ou disco rígido.
  • 2
    Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ative e experimente o novíssimo visual do Google Chrome, tanto no macOS quanto no iOS

Próx. Post

Como migrar o conteúdo do seu Mac antigo para o novo

Posts Relacionados