O melhor pedaço da Maçã.

Chip A15 Bionic pode não ser tão melhor do que o A14 Bionic

Chip A15 Bionic

Muitos devem ter reparado um fato no mínimo incomum durante a apresentação dos iPhones 13, ontem: a Apple não comparou o desempenho do chip A15 Bionic com o do A14 Bionic, como usualmente faz ao lançar uma nova geração de um dispositivo. Nesse sentido, a Apple destacou somente que o A15 no iPhone 13 Pro tem gráficos “50% melhores do que a concorrência”.

Publicidade

Dado que a Apple está geralmente à frente da concorrência em termos de potência de processador, isso sugere que o chip A15 traz menos melhorias em relação ao A14 do que em relação aos processadores Qualcomm nos principais dispositivos Android.

Em contraste, a Apple comparou os iPhones 13 com os iPhones 12 no que diz respeito à longevidade da bateria, uma vez que todos os modelos do iPhone 13 oferecem entre 1,5 e 2,5 horas de duração adicional da bateria.

É importante ressaltar que não estamos falando que o chip A15 tem a mesma performance do A14, só que há indícios de que ele não seja tão superior assim. De qualquer forma, não há como saber com certeza até que os primeiros testes comparativos e benchmarks sejam divulgados.

Chip A15 Bionic melhor nos iPhones 13 Pro?

Outra análise que tem repercutido é a de que o chip A15 Bionic é melhor nos iPhones 13 Pro/13 Pro Max do que nos iPhone 13 e 13 mini.

Mais precisamente, a GPU1Graphics processing unit, ou a unidade de processamento gráfico. do chip A15 Bionic nos iPhone 13 e 13 mini possui quatro núcleos, os quais oferecem desempenho gráfico 30% melhor em comparação com a concorrência; já nos modelos topos-de-linha, a GPU tem um núcleo extra (total de cinco núcleos) que oferecem desempenho até 50% melhor em comparação com a concorrência.

Nesse sentido, a GPU “mais poderosa” nos modelos Pro pode estar relacionada à adição de suporte ao codec ProRes. A Apple disse no evento que o A15 inclui novos codificadores e decodificadores de vídeo capazes de gravar e editar vídeo em ProRes — que não só ocupam muito espaço de armazenamento interno (o que resultou no novo modelo de 1TB), mas também exigem muito da GPU.

Publicidade

Geralmente, quando a Apple varia o número de núcleos de GPU na mesma linha de chips (talvez mais notavelmente no processador M1, que possui variações de GPU com sete e oito núcleos), a empresa está usando uma técnica conhecida como binning para desativar os núcleos da GPU em um determinado chip de acordo com o tipo de dispositivo.

Publicidade

Portanto, é interessante ver a Apple trazer o binning de GPU para os iPhones — distanciando os iPhone 13 [mini] e o iPhone 13 Pro [Max] em mais um aspecto. Certamente, veremos em breve como essa diferença se mostrará na performance dos novos dispositivos.

iPhones 13 Pro e 13 Pro Max
Comprar iPhone 13 de Apple Preço à vista: a partir de R$4.949,10
Preço parcelado: a partir de R$5.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, meia-noite, estelar, verde ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via SemiAnalysis, Macworld

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou a unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Watch Series 7 usa o mesmo processador do Series 6 [atualizado: ou não?]

Próx. Post

Suporte a 5G mmWave nos iPhones 13 ainda é restrito aos EUA [atualizado: iPad mini]

Posts Relacionados