Para disputar um lugar no mercado de computadores é preciso rebolar, e aparentemente o Google tem aprendido com a Samsung na hora de elaborar seus comerciais. Durante o novo anúncio dos Chromebook, sua linha de notebooks, o Google expõe os problemas de falhas mais comuns do macOS e do Windows, conhecidos por uma geração de usuários.
O comercial de um minuto vai, gradativamente, mostrando alguns dos erros desses sistemas operacionais, até abrir para um bombardeamento de falhas consecutivas, incluindo a ampulheta de espera dos PCs, a bolinha colorida giratória do macOS, alertas para realizar o login na App Store e até a famosa “tela azul da morte”, do Windows.
A mensagem do Google é mostrar — apesar que pareça divulgar a concorrência — que seus Chromebooks vêm com proteção contra vírus, atualizações automáticas, duração da bateria durante todo o dia e uma variedade de aplicativos para Android.
https://www.youtube.com/watch?v=2xryaZF1Z4w
O ataque proposto pelo Google faria mais sentido alguns anos atrás, quando tais falhas eram muito mais presentes nos antigos hardwares e softwares das fornecedoras concorrentes. Atualmente, muitos notebooks já oferecem durações de bateria para todo o dia, proteção antivírus integrada (Windows 10) e atualizações automáticas (macOS e Windows 10).
A popularidade dos Chromebooks tem crescido exponencialmente nos Estados Unidos, onde somente no último trimestre do ano passado as vendas desses produtos cresceram 70%, conforme relatório divulgado pela Alphabet [PDF]. Contudo, o computador do Google já conta com um forte concorrente, anunciado no início deste mês, o Surface Go da Microsoft — que é esperado em duas versões, uma mais barata, de US$400, e outra de US$550. No caso da Apple, nesse patamar de preço, eles brigam com os iPads.
E vocês, o acharam do comercial? Particularmente adorei o tom nostálgico, principalmente por já ter utilizado tanto o Windows quanto o macOS, e presenciar algumas dessas falhas.
via Business Insider