O melhor pedaço da Maçã.

Como configurar o recurso “Pessoas” no app Fotos do iOS/macOS

Recurso Pessoas do app Fotos no iOS 11

Nós já desvendamos alguns mistérios do aplicativo Fotos (Photos) em artigos anteriores, mas um dos seus recursos mais úteis (e fortemente inspirados em uma ferramenta que já existe no Google Fotos há anos) pode passar despercebido pelos usuários: trata-se do Pessoas, uma funcionalidade que reconhece os rostos em suas fotos e, a partir daí, dá ao usuário uma série de opções personalizadas.

Publicidade

Em outras palavras: se você captura muitas fotos e não tira proveito do recurso, está perdendo uma das partes mais úteis do Fotos. Portanto, vamos dar uma olhada geral em como a ferramenta funciona e que opções ela lhe dá?

Recurso Pessoas do app Fotos no iOS 11

Primeiramente, é muito fácil acessar as suas fotos separadas pelas pessoas nelas contidas. Basta tocar na aba “Álbuns” e selecionar o álbum “Pessoas”; lá dentro, você encontrará miniaturas com os rostos de todas as pessoas que aparecem com alguma frequência em suas fotos. Basta tocar em qualquer uma delas para abrir todas as imagens em que o indivíduo aparece.

O iOS tenta nomear automaticamente as pessoas identificadas com base nos seus contatos, mas ele não é à prova de erros — e, por isso mesmo, você pode renomear algum rosto incorretamente identificado. Para isso, basta tocar no rosto que você deseja renomear e tocar em “Adicionar Nome”, na parte de cima da tela.

Recurso Pessoas do app Fotos no iOS 11

Uma vez corretamente nomeadas todas as pessoas, você pode classificar as suas favoritas — estas aparecerão no topo do álbum sempre que você abri-lo, para acesso rápido. Para isso, basta tocar no coração no canto inferior direito de cada pessoa. Você também pode tocar no botão “Selecionar”, no topo da tela, e tocar em todas as pessoas que queira deixar como favoritas, tocando em “Adicionar” quando escolher todas.

Publicidade

Os recursos de inteligência artificial do Fotos, claro, não são infalíveis, portanto o app pode identificar uma pessoa como duas diferentes — vai que o cabelo mudou muito, ou a pessoa fez uma cirurgia plástica. Para combinar as fotos desses dois álbuns, basta selecioná-los e tocar em “Combinar”.

Publicidade

Além disso, é possível indicar ao app quando ele identifica um nome ou rosto incorretamente. Dentro do álbum de uma pessoa, toque em “Selecionar” e em “Mostrar Rostos” para focar no rosto identificado. Selecione todos os rostos que não são da pessoa em questão e toque no botão de compartilhamento, selecionando “Não É Esta Pessoa”. As fotos serão removidas do álbum.

Recurso Pessoas do app Fotos no iOS 11

Para terminar: por padrão, o Fotos escolhe uma foto considerada “boa” de uma determinada pessoa para colocá-la como foto de miniatura — ou seja, aquela que a representa no álbum. É possível mudar a foto de miniatura de alguém indo no álbum da pessoa, tocando no botão “Selecionar”, tocando na opção “Mostrar Rostos”, selecionando a foto que você queira usar, tocando no botão de compartilhamento e selecionando “Criar Foto Principal”. 😉

Publicidade

Vale ressaltar que no Fotos do macOS o recurso funciona de forma muito parecida, sendo possível executar as mesmas tarefas (com algumas diferenças básicas relacionadas à interface de cada um dos sistemas operacionais/dispositivos, é claro).

·   •   ·

Essas foram algumas dicas de como usar o recurso — que, se posto em prática, oferece uma série de opções interessantes, como Filmes de Memória ou Live Photos personalizadas e muito mais. Interessante, não? Se tiverem mais sugestões, podem deixar logo abaixo!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Updates recentes na App Store: Evernote, Google, Vimeo, Infuse, OneDrive e mais!

Próx. Post

App TV da Apple ganha integração com mais serviços no Brasil

Posts Relacionados