O melhor pedaço da Maçã.

Colecionador publica acervo de mais de 1.500 screenshots do Mac OS X, desde 2000

Screenshot da beta pública do primeiro Mac OS X 10.0

Recordar é viver.

Publicidade

Cada um de vocês, aí do outro lado da telinha, tem uma história diferente com os produtos da Apple. Alguns são “das antigas”, outros entraram no ecossistema há pouco tempo, tem gente que só tem iPhone mas nunca teve um Mac e por aí vai.

Alternando entre apps no Mac OS X Panther 10.3
Alternando entre apps no Mac OS X Panther 10.3

Nesta semana, o colecionador Stephen Hackett publicou no seu blog 512 Pixels um acervo de 1.502(!) screenshots do Mac OS X, desde as suas primeiras versões em 2000. Para mim, o sentimento nostálgico não poderia ser maior pois entrei no mundo Apple justamente em agosto de 2000, quando ganhei um iMac G3 Blueberry. Cheguei a usar o clássico Mac OS 9 por um tempo, ainda, até migrar para o Mac OS X e acompanhar toda a sua evolução até os dias de hoje — incluindo suas duas mudanças de nome, primeiro para “OS X” e, mais recentemente, para “macOS”.

Primeira interface do Time Machine no Mac OS X Leopard 10.5
Primeira interface do Time Machine no Mac OS X Leopard 10.5

Já são 18 anos de história do sistema operacional da Apple para Macs, cuja base permanece a mesma mas que evoluiu absurdamente em termos de recursos/tecnologias e também foi, aos poucos, modernizando a sua interface gráfica. No começo, ela era conhecida como “Aqua” — daí o nome que Hackett deu ao acervo, mas hoje em dia quase não há elementos “Aqua”, de fato, na UI do macOS (embora curiosamente a Apple ainda a chame assim, como apontou John Gruber).

O clássico e elogiado Mac OS X Snow Leopard 10.6
O clássico e elogiado Mac OS X Snow Leopard 10.6

Hackett conta, ainda, que todas as imagens (1,6GB, ao todo!) foram capturadas do SO rodando em Macs de verdade — nada de máquinas virtuais ou algo do tipo. Até o Mac OS X 10.2, por exemplo, ele usou um Power Mac G4; para o Snow Leopard e o Lion, um Mac mini de 2010.

Visual do Mission Control no OS X Mountain Lion 10.8
Visual do Mission Control no OS X Mountain Lion 10.8

Muito legal, né? 😉 Se você aí fosse escolher um visual do sistema para usar hoje, qual preferiria?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como gerenciar os dados do app Saúde e utilizar o recurso Hora de Dormir do iPhone

Próx. Post

Facebook é forçado a retirar da App Store aplicativo que espionava usuários

Posts Relacionados