Agora é possível rodar o Windows 95 em um app gratuito no seu Mac

Se você teve algum contato com o mundo da computação na segunda metade dos anos 1990, é hora de tomar um banho de nostalgia. Um intrépido desenvolvedor colocou uma cópia inteira do Windows 95 dentro de um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente agora mesmo e roda facilmente no seu Mac ou PC. Em outras palavras, eu já abri aqui o Campo Minado e… adeus produtividade.

Publicidade

Essa obra-prima é um feito de Felix Rieseberg, da equipe de desenvolvimento do Slack, que afirma ter construído o aplicativo como nada mais do que uma piada. O Windows 95 dentro do aplicativo é fruto da framework de código aberto Electron, que é direcionada à criação de programas para computador com tecnologias HTML, e funciona quase perfeitamente — você pode explorar todos os seus cantinhos e brincar com os jogos e programas, como Paint ou Paciência.

Ele só não consegue reproduzir sons ou se conectar com a internet, então o Internet Explorer não será capaz de exibir páginas — não que um navegador de 1995 fosse capaz de renderizar um website de 2018, de qualquer forma. O aplicativo pesa pouco mais de 100MB e não ocupa mais do que 200MB da sua RAM — o que não chega a ser surpreendente, considerando que o Windows 95 era direcionado a computadores que tinham 16MB ou 32MB de RAM nos seus áureos tempos.

Para baixar o app do Windows 95, basta ir até essa página de Rieseberg no GitHub e clicar no seu sistema operacional; há versões para macOS, Windows e até Linux. Naturalmente, o projeto não recebeu aval da Microsoft nem nada do tipo, então é caracterizado como uma coisa estritamente educacional — o que não impede, claro, que você ocupe o resto do seu dia simplesmente navegando no mar de nostalgia de uma época em que as coisas eram bem mais simples.

via OS X Daily

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…