Nesta semana, o Twitter divulgou a atualização 7.30 do seu app para iPhone e anunciou na sua release que o suporte para o iOS 9 ou anteriores foi encerrado. Segundo a empresa, a decisão simplificará o desenvolvimento do aplicativo para todos os clientes — lembrando que o app não vai parar de funcionar nesses sistemas operacionais, eles apenas não receberão mais atualizações.
Estamos simplificando o desenvolvimento de nosso aplicativo para todos os clientes. Como resultado, os dispositivos com o iOS 9 ou anteriores não receberão mais atualizações do Twitter. Para receber as mais recentes atualizações de funções, melhorias no desempenho e correções de bugs, atualize para o iOS 10 ou superior.
Desta forma, a partir da próxima atualização do app do Twitter, apenas usuários que estiverem rodando o iOS 10 ou superior continuarão recebendo suporte e novidades do serviço para iPhone, iPad e iPod touch. Naturalmente, a remoção do suporte para plataformas mais antigas significa que a empresa poderá implementar mais rapidamente novos recursos e aproveitar os benefícios fornecidos por tecnologias recentes sem se preocupar em como oferecer suporte para dispositivos mais antigos.
O iOS 9 foi lançado há quase três anos e, com o fim do suporte, alguns dispositivos vão parar obrigatoriamente de receber as atualizações do app do Twitter, entre eles: o iPhone 4s, o iPad de terceira geração, o iPad mini original e o iPod touch de quinta geração. Além do Twitter, outros apps estão abandonando o suporte a alguns sistemas operacionais mais antigos — como o WhatsApp, que irá parar de funcionar no iOS 7 daqui a alguns anos.
Além dessa mudança no app oficial do Twitter em si, a rede social como um todo cortou recentemente várias APIs utilizadas por clientes de terceiros e os obrigou a remover certos recursos.
· • ·
Em uma nota relacionada, ontem a Apple lançou a 10ª versão beta do iOS 12, que deverá ser lançado para o público geral no próximo mês. O iOS 12 será disponibilizado para todos os gadgets que rodam o iOS 11, dando mais um ano de vida para o iPhone 5s, o iPad Air ou posterior, todos os modelos do iPad Pro e o iPad mini 2 ou posterior.
via TechCrunch