Conforme previsto, a Apple inaugurou hoje de manhã (pelo horário local) a sua nona loja física no Japão — mas a primeira na cidade de Kyoto, a sétima maior do país com 1,5 milhão de habitantes.
Curiosamente, vale lembrar, o Japão foi o primeiro país que recebeu uma Apple Retail Store fora dos Estados Unidos, ainda em 2003. A primeira loja aberta por lá foi a Apple Ginza, em Tóquio; segundo a Maçã, nos próximos anos várias novas deverão ser abertas e muitas das atuais, remodeladas.
Kyoto is such a culturally rich city, where tradition meets creativity and technology. It’s a special place for Apple and we are so honored to have opened Apple Kyoto today. pic.twitter.com/qygU2b9gbq
— Angela Ahrendts (@AngelaAhrendts) 25 de agosto de 2018
A Apple Kyoto fica na rua Shijō Dori, uma das mais famosas e movimentadas da cidade, e o ponto principal de comércio desde 1600.
Para esta inauguração, a Apple distribuiu como sempre camisas especiais, além de broches (pins) e adesivos. A fila de gente querendo conhecê-la em primeira mão se estendeu por inacreditáveis dez(!) quarteirões.
Para definir a arquitetura dessa nova loja, a Apple inspirou-se em designs e materiais locais. A fachada dos andares superiores, por exemplo, utiliza uma cobertura translúcida inspirada nas lanternas japonesas. Segundo a Apple, o uso de uma moldura de madeira leve e um papel especial também fazem referência às casas mais tradicionais do Japão.
O centro da loja conta com um átrio de pé-direito elevado, onde serão realizadas as sessões do programa Today at Apple (de fotografia, música, programação, etc.). A nova loja também conta, é claro, com as tradicionais áreas de suporte (Genius Grove) e de vendas de produtos (The Avenue).
Hello Kyoto! Remembering my visit to your beautiful and creative city ⛩ Enjoy the new Apple京都! ぜひお越しください。 pic.twitter.com/7oEDJaBB3V
— Tim Cook (@tim_cook) 25 de agosto de 2018
A Apple Kyoto ficará aberta todos os dias, de 10h da manhã às 21h. Ela conta com mais de 100 empregados que falam 12 idiomas diferentes.