David Allen, o grande “guru” da produtividade e criador da metodologia GTD (Getting Things Done), costuma dizer que nossas mentes servem para “ter ideias, não armazená-las”. É claro que essa citação não se baseia em estudos científicos e resultados comprovados, mas o fato é que, muitas vezes, não realizamos algo incrível por simplesmente acreditar que as nossas ideias ficarão armazenadas em nossas mentes.
Por esse e outros motivos, é interessante que tenhamos sempre alguma ferramenta ou artifício perto de nós, a fim de que possamos exteriorizar tudo o que pensamos. Para lhe auxiliar nessa tarefa, apresento o Lucidchart.
Talvez, olhando apenas para as imagens do aplicativo, você pense que ele seja mais um daqueles aplicativos de mapas mentais e diagramas que vemos por aí. Sim, é exatamente isso… mas não somente isso. Não se deixe enganar pela aparência simplificada; o Lucidchart é uma ferramenta bastante robusta e com uma gama de recursos avançados, mas que ainda consegue se manter simples e fácil de se utilizar.
Criado para bater de frente com o clássico Microsoft Visio e o grande OmniGraffle, o app permite criar diversos tipos de fluxogramas, fluxos de processo, diagramas de rede, wireframes, diagramas de Venn e muitos outros que perpassam diversas áreas. Alguns bons exemplos são networking (Google Cloud Platform, infraestrutura de rede, arquitetura AWS), equações matemáticas, diagrama de circuitos, linha do tempo e mais.
Com interface descomplicada e usabilidade simples (arrastar e soltar é sempre uma beleza), o software possui um aplicativo para iOS (universal, compatível com iPhones/iPads) e para Android, mas também pode ser acessado em qualquer navegador diretamente pelo site oficial.
Além de diagramas, o Lucidchart permite que você crie mockups de iPhones, iPads e aparelhos Android. Por enquanto, porém, ainda não está disponível o layout do iPhone X, mas logo a empresa deverá disponibilizá-lo. Outras formas que podem ser encontradas no software são esquemas de planta, com paredes, escadas, móveis, entre outros.
A partir de uma página em branco, você pode criar qualquer tipo de fluxograma, mas também pode utilizar um dos recursos mais interessantes do app: os diversos modelos pré-definidos que quebram um bom galho. E, se você estiver trabalhando em algum projeto que envolva terceiros, é possível compartilhar o documento, podendo ver todas as modificações em tempo real e comentários feitos em cada item.
Todos os seus dados são armazenados na nuvem e você pode acessar, em seus dispositivos, os documentos mais recentes offline — mas, infelizmente, não é possível criar um novo diagrama sem conexão com a internet. O app ainda permite que você exporte seu documento para vários formatos diferentes e também importe os diagramas do Visio e do OmniGraffle, assim como dados de esquemas de mapas mentais em TXT e outros formatos.
Você também pode utilizar o recurso de apresentação de slides, assim como pode incorporar seu diagrama a uma página web e também usufruir das várias integrações do app com Google Drive, Google Apps, Confluence, JIRA, SAML ou Jive.
O Lucidchart tem versões para iPhone/iPad, que pode ser baixada gratuitamente na App Store, e também uma versão disponível para Android, no Google Play. Para quem quiser aproveitar todo o potencial do app, é possível assinar mensalmente o plano básico (R$18,90) ou o profissional (R$31,90). Se você for professor ou estudante de universidades participantes, pode garantir os recursos “Pro” gratuitamente (basta entrar em contato com a equipe pelo site).