O melhor pedaço da Maçã.

App permite criar mockups de iOS e Android, diagramas, fluxogramas, mapas mentais e mais!

Lucidchart web iPad iPhone

David Allen, o grande “guru” da produtividade e criador da metodologia GTD (Getting Things Done), costuma dizer que nossas mentes servem para “ter ideias, não armazená-las”. É claro que essa citação não se baseia em estudos científicos e resultados comprovados, mas o fato é que, muitas vezes, não realizamos algo incrível por simplesmente acreditar que as nossas ideias ficarão armazenadas em nossas mentes.

Publicidade

Por esse e outros motivos, é interessante que tenhamos sempre alguma ferramenta ou artifício perto de nós, a fim de que possamos exteriorizar tudo o que pensamos. Para lhe auxiliar nessa tarefa, apresento o Lucidchart.


Ícone do app Lucidchart
Lucidchart de Lucid Software
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com o iMessage
Versão 3.6.3 (17.3 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app LucidchartScreenshot do app LucidchartScreenshot do app LucidchartScreenshot do app LucidchartScreenshot do app Lucidchart

Talvez, olhando apenas para as imagens do aplicativo, você pense que ele seja mais um daqueles aplicativos de mapas mentais e diagramas que vemos por aí. Sim, é exatamente isso… mas não somente isso. Não se deixe enganar pela aparência simplificada; o Lucidchart é uma ferramenta bastante robusta e com uma gama de recursos avançados, mas que ainda consegue se manter simples e fácil de se utilizar.

Criado para bater de frente com o clássico Microsoft Visio e o grande OmniGraffle, o app permite criar diversos tipos de fluxogramas, fluxos de processo, diagramas de rede, wireframes, diagramas de Venn e muitos outros que perpassam diversas áreas. Alguns bons exemplos são networking (Google Cloud Platform, infraestrutura de rede, arquitetura AWS), equações matemáticas, diagrama de circuitos, linha do tempo e mais.

Lucidchart web

Com interface descomplicada e usabilidade simples (arrastar e soltar é sempre uma beleza), o software possui um aplicativo para iOS (universal, compatível com iPhones/iPads) e para Android, mas também pode ser acessado em qualquer navegador diretamente pelo site oficial.

Publicidade

Além de diagramas, o Lucidchart permite que você crie mockups de iPhones, iPads e aparelhos Android. Por enquanto, porém, ainda não está disponível o layout do iPhone X, mas logo a empresa deverá disponibilizá-lo. Outras formas que podem ser encontradas no software são esquemas de planta, com paredes, escadas, móveis, entre outros.

Lucidchart web iPad iPhone

A partir de uma página em branco, você pode criar qualquer tipo de fluxograma, mas também pode utilizar um dos recursos mais interessantes do app: os diversos modelos pré-definidos que quebram um bom galho. E, se você estiver trabalhando em algum projeto que envolva terceiros, é possível compartilhar o documento, podendo ver todas as modificações em tempo real e comentários feitos em cada item.

Publicidade

Todos os seus dados são armazenados na nuvem e você pode acessar, em seus dispositivos, os documentos mais recentes offline — mas, infelizmente, não é possível criar um novo diagrama sem conexão com a internet. O app ainda permite que você exporte seu documento para vários formatos diferentes e também importe os diagramas do Visio e do OmniGraffle, assim como dados de esquemas de mapas mentais em TXT e outros formatos.

Publicidade

Você também pode utilizar o recurso de apresentação de slides, assim como pode incorporar seu diagrama a uma página web e também usufruir das várias integrações do app com Google Drive, Google Apps, Confluence, JIRA, SAML ou Jive.

YouTube video

O Lucidchart tem versões para iPhone/iPad, que pode ser baixada gratuitamente na App Store, e também uma versão disponível para Android, no Google Play. Para quem quiser aproveitar todo o potencial do app, é possível assinar mensalmente o plano básico (R$18,90) ou o profissional (R$31,90). Se você for professor ou estudante de universidades participantes, pode garantir os recursos “Pro” gratuitamente (basta entrar em contato com a equipe pelo site).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple publica mais vídeos com dicas do iOS

Próx. Post

Updates recentes na App Store: apps do Google, Telegram, Slack, Nike+ Run Club, The Weather Channel e mais!

Posts Relacionados