Atualização pro AirPort Express traz suporte ao AirPlay 2

Esse era um movimento que já vinha se ensaiando há algum tempo, como podemos ver aqui e aqui. Claro, uma parte das nossas convicções nos levava a acreditar que tudo não passava de um alarme falso, mas não — agora é oficial: a Apple está atualizando o firmware do AirPort Express para adicionar suporte no dispositivo ao protocolo de transmissão AirPlay 2.

Publicidade

AirPort Express

Com a novidade, agora é possível direcionar o áudio do seu dispositivo rodando o iOS 11.4.1 (ou superiores) a um AirPort Express junto a todos os outros aparelhos com suporte ao AirPlay 2 que você possa ter em sua casa — o pequeno roteador aparecerá lá na lista de dispositivos disponíveis. Isso é ótimo, por exemplo, para você conectar o AirPort a uma caixa de som antiga, sem conexões wireless, e dar a ela habilidades sem fio.

A novidade é surpreendente porque, não custa lembrar, o AirPort Express foi — com toda a linha AirPort — definitivamente descontinuado há alguns meses e não é mais vendido. Como já comentei anteriormente, é estranho (porém ótimo) a Apple efetivamente construir um novo recurso para um aparelho já limado do seu catálogo; por outro lado, donos dos pequenos roteadores que já tenham os trocado por soluções mais modernas poderão reaproveitá-los como um transmissor de áudio sem fio, o que é sempre bom.

Vale notar que a atualização é para a base 802.11n de segunda geração, lançada em junho de 2012 (imagem acima). Aquela mais antiga (de primeira geração, lançada em 2008 — em formato de “carregador de Mac”, continua incompatível com o AirPlay 2.

Mais detalhes sobre a mais recente atualização do firmware do AirPort Express podem ser obtidos aqui. Para atualizar o seu dispositivo, basta acessar o app Utilitário AirPort, disponível para iPhones/iPads, Macs e PCs.

via MacRumors

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…