O melhor pedaço da Maçã.
Wachiwit / Shutterstock.com
AirTag

Apple e Google se unem para combater uso indevido de AirTags e outros rastreadores

Desde o lançamento dos AirTags, em 2021, já vimos muitos casos de uso do dispositivo — alguns positivos e vários outros negativos, infelizmente. Um dos maiores problemas com o uso indevido do rastreador são perseguições (stalking), de modo que já foram lançados recursos para mitigar essa prática.

Publicidade

No entanto, a Apple e o Google foram além e apresentaram em conjunto, hoje, uma proposta de especificação para ajudar a combater o uso indevido de dispositivos de rastreamento por Bluetooth. Mais precisamente, a tecnologia tornará os rastreadores (de diversos modelos) compatíveis com métodos de detecção e alertas de rastreamento não autorizados — tanto no iOS quanto no Android.

A Apple lançou o AirTag para dar aos usuários a tranquilidade de saber onde encontrar seus itens mais importantes. Construímos o AirTag e a rede Find My com um conjunto de recursos proativos para desencorajar o rastreamento indesejado — uma inovação no setor — e continuamos a fazer melhorias para ajudar a garantir que a tecnologia seja usada conforme o esperado. Essa nova especificação do setor se baseia nas proteções do AirTag e, por meio da colaboração com o Google, resulta em um passo crítico para ajudar a combater o rastreamento indesejado no iOS e no Android.

Ron Huang, vice-presidente de detecção e conectividade da Apple

Rastreadores Bluetooth criaram enormes benefícios para os usuários, mas também trazem o potencial de rastreamento indesejado, o que requer uma ação em todo o setor para resolver. O Android tem um compromisso inabalável de proteger os usuários e continuará a desenvolver fortes proteções e a colaborar com a indústria para ajudar a combater o uso indevido de dispositivos de rastreamento Bluetooth.

Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Google para Android

Segundo as informações, empresas como Samsung, Tile, Chipolo, eufy Security e Pebblebee expressaram apoio ao projeto de especificação. Além de incorporar o feedback dos fabricantes de rastreadores, a contribuição de vários grupos de segurança e defesa foi integrada ao desenvolvimento da especificação.

A National Network to End Domestic Violence tem defendido padrões universais para proteger os sobreviventes — e todas as pessoas — do uso indevido de dispositivos de rastreamento Bluetooth. Esta colaboração e os padrões resultantes são um avanço significativo. A NNEDV se sente encorajada com esse progresso. Esses novos padrões minimizarão as oportunidades de abuso dessa tecnologia e diminuirão o fardo dos sobreviventes na detecção de rastreadores indesejados. Somos gratos por esses esforços e esperamos continuar trabalhando juntos para lidar com o rastreamento indesejado e o uso indevido.

Erica Olsen, diretora sênior da NNEDV

O lançamento de uma proposta de especificação é um passo bem-vindo para enfrentar o uso indevido de rastreadores de localização Bluetooth. O Center for Democracy & Technology continua a se concentrar em maneiras de tornar esses dispositivos mais detectáveis e reduzir a probabilidade de serem usados para rastrear pessoas. Um elemento-chave para reduzir o uso indevido é uma solução universal em sistemas operacionais capaz de detectar rastreadores feitos por diferentes empresas na variedade de smartphones que as pessoas usam todos os dias. Elogiamos a Apple e o Google por sua parceria e dedicação ao desenvolvimento de uma solução uniforme para melhorar a detecção. Esperamos que a especificação passe pelo processo de padronização e um maior envolvimento em maneiras de reduzir o risco de uso indevido de rastreadores de localização Bluetooth.

Alexandra Reeve Givens, presidente e CEO do CTD

A especificação foi enviada à Internet Engineering Task Force (IETF) — uma organização internacional que tem como missão identificar e propor soluções a questões/problemas relacionados à utilização da Internet. Nessa fase, as partes interessadas na proposta são convidadas e incentivadas a comentar o projeto nos próximos três meses. Após esse período, a Apple e o Google se unirão para analisar os feedbacks e pretendem lançar a implementação da especificação até o final de 2023 em versões futuras do iOS e do Android.

Publicidade

O Google informou que fornecerá mais detalhes sobre como a empresa está combatendo o rastreamento indesejado na sua conferência I/O 2023, que ocorrerá no dia 10 de maio. Ainda que não tenha declarado, é provável que a Apple também faça alguma menção à proposta do novo padrão durante a WWDC23, cuja keynote de abertura ocorrerá no dia 5 de junho.


Comprar AirTag de Apple Preço à vista: a partir de R$332,10
Preço parcelado: a partir de R$369,00 em até 12x
Opções: pacote com 1 ou 4 unidades

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Safari retoma posto de 2º navegador mais usado em desktops

Próx. Post

Apple TV+: 2ª temporada de “Planeta Pré-histórico” ganha trailer

Posts Relacionados