O melhor pedaço da Maçã.
Tada Images / Shutterstock.com
Prédio do Mozilla Firefox em San Francisco

Mozilla acusa Apple e outras de inibir escolha de navegadores

A Mozilla publicou um relatório [PDF] intitulado “Cinco Jardins Murados: Por que os Navegadores são Essenciais para a Internet e como os Sistemas Operacionais os estão Atrasando”. O texto contém pesquisas feitas nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Quênia, na França, na Austrália e na Índia, e sustenta a visão de que empresas como Apple, Google e Microsoft adotam práticas anticompetitivas ao estimularem o uso de seus próprios navegadores em detrimento de outros — como o Firefox.

Publicidade

A empresa centrou o argumento em cinco pontos específicos, os quais seriam consequências da preferência dos sistemas operacionais em relação a seus próprios navegadores: eles limitam a escolha, têm menor qualidade, inovação e privacidade, e seus contratos são injustos. Uma vez que o Firefox não está presente nativamente em nenhum sistema operacional, a empresa é diretamente afetada pela questão, já que os usuários precisam voluntariamente mudar de navegador para usá-lo.

Além disso, ela destacou muitos fatores que desestimulam o download de outros navegadores, como múltiplos passos para mudar o aplicativo padrão, bem como recursos que só estão disponíveis na solução nativa. Também foi lembrada a questão dos motores de navegação: a Mozilla diz que, se não desenvolvesse o Gecko, a internet ficaria na mão de apenas uma empresa, sem concorrência.

As pesquisas contidas no relatório trouxeram dados bastante interessantes. Por exemplo, nos EUA, no Reino Unido e na França, apenas cerca de metade das pessoas sabe como mudar o navegador padrão no desktop. Nos dispositivos móveis, a situação é ainda mais complicada, já que usar um app de terceiros para esse fim tem ainda menos estímulos — há relatos de usuários que instalaram o Firefox no computador, mas não no iPhone e no iPad.

Publicidade

Além disso, os dados demonstraram como usuários americanos e francesas parecem ser mais permissivos com relação à privacidade. Eles são os menos preocupados com relação à coleta de dados pessoais, bem como os que menos acreditam que deveria haver uma opção para desativar a captação desses dados.

A Mozilla, então, chamou atenção para a necessidade de órgãos reguladores expandirem as suas ações nos “cinco jardins murados” e nas demais empresas que adotam esse tipo de prática. Pontos como o fato de os sistemas operacionais nativos direcionarem os navegadores próprios e a falta de uma escolha real e mais explícita entre soluções nativas e de terceiros, para a companhia, devem ser modificados.

Vale lembrar que a publicação da desenvolvedora do Firefox é apenas uma gota no vasto oceano das discussões sobre monopólio e favorecimento de apps nativos em sistemas de grandes empresas. Já trouxemos por aqui um pouco desse infinito debate, que está sendo tratado por reguladores dos mais diversos países — e que ainda deverá gerar muitos entendimentos e reflexões até que se fixe algo mais certeiro.

via TudoCelular.com

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Executivos da Apple são acusados de corrupção em processo

Próx. Post

Agora é possível negativar comentários no TikTok

Posts Relacionados