A Nintendo mergulhou de vez no (extremamente lucrativo) segmento das plataformas móveis e está colhendo os frutos disso com jogos que se tornaram hits, como Super Mario Run e Fire Emblem Heroes — ambos títulos que já ultrapassaram o impressionante marco de US$50 milhões em receita. Agora, mais uma criação da gigante de Kyoto está atingindo o valor: o jogo Animal Crossing: Pocket Camp.
Quem trouxe a notícia foi a Sensor Tower, que levou em conta rendimentos provenientes tanto da App Store quanto do Google Play. E, apesar do marco importante, Animal Crossing é o título da Nintendo que levou mais tempo para chegar aos US$50 milhões até o momento: foram 289 dias, contra 222 de Super Mario Run e — pasmem — apenas 20 de Fire Emblem Heroes.
É bom notar que, entre os três títulos, há diferenças na forma como a Nintendo lucra com o rico dinheirinho dos jogadores: o game do encanador italiano cobra uma taxa única para ser totalmente desbloqueado, enquanto Fire Emblem Heroes é gratuito, mas tem itens pagos importantes (porém não obrigatórios) para o avanço do jogo. Animal Crossing segue uma mecânica parecida, mas a compra de itens é menos determinante do que no seu irmão mais velho.
81% do lucro de Animal Crossing, aliás, vem da terra natal da Nintendo — os japoneses, como bem se sabe, são velhos e bons adictos de jogos em smartphones e tablets. O iOS contribui com a maior parte da receita, com 61%, e o jogo já foi instalado em mais de 25 milhões de dispositivos.
Resta saber agora quais são os próximos passos da Big N — sabe-se que um novo título desenvolvido pela gigante, Dragalia Lost, chegará às plataformas até o fim do mês; depois disso, veremos a aguardadíssima chegada de Mario Kart aos smartphones e tablets. Que esquemas eles devem seguir para continuar lucrando horrores com jogadores casuais? Isso, teremos de aguardar para ver.
via MacRumors