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App Store no iPhone

Apple continua promovendo o uso de assinaturas em apps

No mês passado, comentamos que a Apple estava incentivando desenvolvedores a adotarem o método de assinatura em seus aplicativos pagos — uma forma de cobrança cada vez mais comum, mas que não atrai muitas pessoas.

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Independentemente do gosto de cada um, a Maçã segue divulgando e enaltecendo as assinaturas dentro de apps. Nesta semana, a companhia divulgou um novo vídeo para a série “Developer Insights” (voltada para desenvolvedores), no qual destacou os benefícios das assinaturas como forma de pagamento de serviços e aplicativos vendidos pela App Store.

Os desenvolvedores por trás do Elevate, do Dropbox, do Calm e do Bumble compartilharam como eles criaram ótimas experiências com seus clientes e continuam a oferecer um ótimo serviço através do ciclo de assinatura. Participações: Jesse Germinario, do Elevate; Ly Nguyen, do Dropbox; Tyler Sheaffer, do Calm; e Sarah Jones Simmer, do Bumble.

O apelo da Apple para desenvolvedores é óbvio: com o modelo de assinaturas, tanto os criadores quanto a companhia recebem uma renda recorrente em vez de um pagamento único. No vídeo, os desenvolvedores sugerem ainda que o modelo de assinatura oferece ao usuário a oportunidade de avaliar o valor de um serviço, sem pagar um valor maior por isso. O desenvolvedor da Calm contou ainda que os consumidores financiam o desenvolvimento contínuo de um aplicativo ao assiná-lo.

Para os criadores, a vantagem de adotar o método de assinaturas compensa ainda mais nos serviços que são assinados por mais de 12 meses pelo usuário, já que, durante o primeiro ano de assinatura, o desenvolvedor recebe 70% do valor da cobrança; depois desse período, a receita com a assinatura do aplicativo aumenta para 85%. Essas informações estão em outra página da Apple, focada na oferta de assinaturas.

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Nessa página, a Apple também fornece dicas de como tornar a assinatura e o uso do app ainda mais fáceis e objetivas, incluindo um tópico de ajuda sobre como comunicar o aumento do valor de determinada cobrança. Além disso, ela sugere atrair novos assinantes com valores de entrada e ensina até como reter assinaturas usando as informações de pagamento do usuário.

Para a infelicidade de muitos clientes do iOS, parece que as assinaturas são realmente um caminho sem volta. Contudo, vamos torcer para que os desenvolvedores estipulem preços cada vez mais justos para os serviços oferecidos.

via 9to5Mac

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