O melhor pedaço da Maçã.

Quanto a Tela Sempre Ativa do iPhone 14 Pro gasta de bateria?

iPhone 14 Pro e Pro Max - Always On display - Tela sempre Ativa

Depois de muita espera, a Apple finalmente levou a Tela Sempre Ativa (Always-On Display) para os iPhones 14 Pro e 14 Pro Max. Porém — seguindo a tradição de se distinguir das demais — o recurso da Maçã é bastante diferente do encontrado nas concorrentes. Isso porque o display não se apaga totalmente, mas apenas diminui um pouco o nível da luminosidade, bem como fica com uma taxa de atualização de 1Hz.

Além de críticas à usabilidade da função, houve, desde o lançamento dos aparelhos, preocupações sobre o impacto da novidade na duração da bateria. Agora, o PhoneArena realizou um teste para medir essa diminuição no iPhone 14 Pro. Os resultados, apesar de serem potencialmente distintos no modelo maior, trouxeram revelações interessantes.

No teste, o site mediu o impacto num período de oito horas — que é, em média, o tempo total em que a Tela Sempre Ativa deve ficar em funcionamento no uso cotidiano. Além disso, o aparelho não estava com um cartão SIM instalado (o que diminui sensivelmente o consumo de energia), não foi utilizado durante o teste, tinha alguns poucos aplicativos instalados e apenas o Instagram funcionando.

Quando o recurso não esteve ativo, basicamente não houve diminuição no nível da bateria, que começou e terminou o dia em 100%. Segundo o PhoneArena, é possível que esse número seja consequência do hábito do iOS de estender artificialmente o tempo em que a bateria está cheia. Já ao ativar a Tela Sempre Ativa, veio o mais interessante: a carga terminou o dia em 94%.

Sendo assim, podemos considerar um gasto de cerca de 0,75% por hora, já que os 6% foram drenados durante 8 horas. O site reforça que esse tempo deve ser o utilizado pelas pessoas que mantiverem o recurso ativo, já que ele não funciona quando o iPhone está, por exemplo, no bolso ou virado para baixo sobre a mesa. Além disso, os números para o iPhone 14 Pro Max devem ser diferentes, visto o tamanho maior da capacidade da bateria.

Um outro teste, esse do YouTuber SimplyPops, mostrou-se não muito diferente do anterior. Em quase 12 horas, o iPhone com o recurso desligado foi para 97% de bateria; já o que tinha a Tela Sempre Ativa funcionando, para 85%. A diferença nominal nos números se dá pois, neste caso, os aparelhos foram usados, em contraste com o método do PhoneArena.

Problemas com a bateria no iOS 16 não são exclusividade do novo recurso. Como repercutiu o 9to5Mac, vários usuários de diversos modelos de iPhone estão reclamando de uma queda considerável na duração da bateria dos aparelhos após atualizar a versão do sistema. Mesmo depois do momento logo após a atualização, quando é normal um consumo maior, a questão continua ocorrendo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dynamic Island mostrará placares de jogos em tempo real

Próx. Post

Cancelamento Ativo de Ruído dos AirPods Max está mais fraco, relatam usuários

Posts Relacionados