Que a Apple tem uma força monumental na parte mais alta do mercado de smartphones, todo mundo sabe. Esses números trazidos pela Counterpoint Research na sua mais recente pesquisa, entretanto, ajudam a colocarmos essa ideia em contexto — e, mais que isso, mostram que o desempenho da Maçã está indo muito bem também em camadas mais baixas do segmento.
A firma de análise fez uma divisão das vendas globais de smartphones premium (definidos como aqueles que custam mais de US$400) no segundo trimestre de 2018, dividindo esse universo em três setores: aparelhos entre US$400 e US$600, entre US$600 e US$800 e acima dos US$800. A Apple dominou barbaramente a parte mais alta do mercado: 88% dos smartphones de mais de oitocentos dólares vendidos no mundo são iPhones — o que não chega a ser nenhuma surpresa, já que a empresa basicamente inaugurou esse novo patamar de preços e, até agora, só a Samsung resolveu acompanhá-la (com um aparelho de nicho, é bom notar).
No segmento intermediário dos smartphones premium, a Maçã tem uma leve dianteira em relação à sul-coreana (44% a 41%). A parte mais surpreendente é ver que a Apple lidera também a fatia mais baixa, de US$400-US$600, empatando em 22% com a OPPO — ou seja, a gigante de Cupertino está fazendo algo certo também na sua venda de iPhones mais antigos por preços mais baixos.
Quando o assunto é dinheiro, a Apple também continua nadando de braçada: no segundo trimestre deste ano, a Maçã abocanhou 62% de todo o lucro gerado no mercado de smartphones — uma leve queda em relação ao mesmo período de 2017, mas ainda mantendo uma diferença brutal em relação aos 17% da Samsung, segunda colocada. Aliás, interessante notar a queda progressiva da sul-coreana nessa métrica (por conta das vendas abaixo do esperado do Galaxy S9, principalmente) e, por outro lado, a curva ascendente das chinesas Huawei, OPPO, Vivo e Xiaomi.
Outro levantamento interessante é esse que separa as campeãs em cada região do mundo considerando todas as vendas de smartphones acima dos US$400. Apenas em duas regiões (aqui na América Latina e na Europa Central) a Samsung é líder; em todas as outras, a Apple se sobressai.
Será que os números continuarão assim por muito tempo? Vamos aguardar para ver…
via AppleInsider