O melhor pedaço da Maçã.

Instagram poderá ocultar hashtags em breve; rede ganha canal de compras

Unsplash
Instagram

Mais uma semana, mais uma leva de novidades na maior rede social de fotos (de vídeos, Stories, compras, memes e do que mais ocorrer na mente delirante do Facebook). Vamos ver, então, o que há de novo no Instagram?

Publicidade

Nova área para hashtags

Desde a sua origem, é tradição no Instagram: as hashtags ficam junto da legenda do conteúdo postado, à vista de todo mundo — o que pode ficar um pouquinho inconveniente quando o usuário em questão tem aquele hábito chato de encher suas fotos e vídeos com os famosos joguinhos da velha. Agora, a rede está trabalhando em uma forma de melhorar essa experiência.

Quem descobriu a novidade, ainda em fase de testes, foi a pesquisadora de apps Jane Manchun Wong:

Publicidade

O Instagram está testando uma forma de adicionar hashtags às postagens sem incluí-las nas legendas.

A novidade moveria as hashtags para uma seção especial, como já são as áreas de marcar pessoas ou adicionar uma localização, e ocultaria as palavras-chave da visualização geral das postagens. Por enquanto, não há um limite para a quantidade de termos que você pode marcar, mas a pesquisadora diz ser bem provável que o Instagram instaure um limite quando (ou se) o recurso for ao ar.

Não está claro se os outros usuários poderão ver essas hashtags tocando em alguma seção especial ou expandindo a postagem; o fato é que, com a (possível) mudança, as hashtags existirão apenas para fins de busca e não mais para encher suas legendas com palavras soltas.

O Instagram não comentou a novidade e, claro, pode cancelar os testes a qualquer momento. Mas que seria ótimo, seria, não?

Limitar localização

A mesma Jane Manchun Wong, na sua exploração, descobriu testes de outro recurso que poderá chegar à rede em breve: a possibilidade de marcar em quais territórios a sua postagem ou os seus Stories serão exibidos.

Publicidade

O Instagram está testando um recurso de geofencing para postagens e Stories.

Ele permitirá que criadores limitem os países onde seu conteúdo estará visível.

Essa opção seria particularmente útil para marcas que anunciam na rede e gostariam de bloquear a visualização das suas postagens em países onde não trabalham ou fazem envios; ainda assim, como no caso anterior, o Instagram não comentou os testes e pode ser que eles nunca vejam a luz do dia.

Canal de compras

Há algumas semanas falamos sobre um possível novo app separado do Instagram totalmente dedicado a compras. A rede permanece calada sobre esse assunto, sem negar ou confirmar qualquer coisa, mas o fato é que o app principal do Insta está dando mais um passo em direção a esse foco renovado em comércio eletrônico.

Canal de Compras do Instagram

Como anunciado em um post no seu blog oficial, o Instagram está ganhando um canal especial, localizado na aba “Explorar”, totalmente focado em compras. Lá, o usuário encontrará produtos de marcas que segue ou pode se interessar, da mesma forma que já vê em postagens no seu feed — ao tocar em um item que lhe interesse, ele será levado à página de compra do produto.

Publicidade

Além disso, a rede anunciou que está expandindo o recurso de tags de compras nas Stories para o mundo todo, depois de lançá-lo nos EUA há alguns meses. Ele continua exclusivo para marcas e perfis comerciais da rede, entretanto.

Marcações em vídeos

Essa nós já tínhamos comentado há algumas semanas, e agora aqui está: a rede está liberando para todos os usuários a possibilidade de marcar pessoas também em vídeos.

Chegou! Agora você pode marcar seus amigos nos vídeos que compartilha no feed.

O recurso já está disponível na versão mais recente do Instagram na App Store e no Google Play.

GIFs no Direct

Por fim, a rede está anunciando mais uma novidade para tornar a nossa comunicação ainda mais expressiva: agora, é possível compartilhar GIFs nas conversas privadas do Direct.

Apresentando GIFs no Direct do Instagram. Converse com seus amigos com o GIF perfeito ou mande um aleatório se você gosta de surpresas. Boas mensagens!

A ferramenta é baseada no GIPHY e conta até mesmo com um botão de GIF aleatório para o envio de uma imagem animada aleatória — o que, creio eu, tem o potencial de gerar alguns desastres. Ainda assim, sendo os GIFs um dos pilares da comunicação contemporânea, a novidade vem em bom tempo… especialmente para o Direct, que cada vez mais se torna um mensageiro deveras sólido.

O recurso também já está disponível na versão mais recente do Instagram para todas as plataformas.


Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 327.1.0 (278.7 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Philips lança monitor 4K de 32 polegadas com entrada USB-C

Próx. Post

Vídeo: unboxing do Apple Watch Series 4

Posts Relacionados