Mais uma semana, mais uma leva de novidades na maior rede social de fotos (de vídeos, Stories, compras, memes e do que mais ocorrer na mente delirante do Facebook). Vamos ver, então, o que há de novo no Instagram?
Nova área para hashtags
Desde a sua origem, é tradição no Instagram: as hashtags ficam junto da legenda do conteúdo postado, à vista de todo mundo — o que pode ficar um pouquinho inconveniente quando o usuário em questão tem aquele hábito chato de encher suas fotos e vídeos com os famosos joguinhos da velha. Agora, a rede está trabalhando em uma forma de melhorar essa experiência.
Quem descobriu a novidade, ainda em fase de testes, foi a pesquisadora de apps Jane Manchun Wong:
Instagram is testing the ability to add hashtags to posts without including it in the post caption pic.twitter.com/OhQn0xcCuw
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) 20 de setembro de 2018
O Instagram está testando uma forma de adicionar hashtags às postagens sem incluí-las nas legendas.
A novidade moveria as hashtags para uma seção especial, como já são as áreas de marcar pessoas ou adicionar uma localização, e ocultaria as palavras-chave da visualização geral das postagens. Por enquanto, não há um limite para a quantidade de termos que você pode marcar, mas a pesquisadora diz ser bem provável que o Instagram instaure um limite quando (ou se) o recurso for ao ar.
Não está claro se os outros usuários poderão ver essas hashtags tocando em alguma seção especial ou expandindo a postagem; o fato é que, com a (possível) mudança, as hashtags existirão apenas para fins de busca e não mais para encher suas legendas com palavras soltas.
O Instagram não comentou a novidade e, claro, pode cancelar os testes a qualquer momento. Mas que seria ótimo, seria, não?
Limitar localização
A mesma Jane Manchun Wong, na sua exploração, descobriu testes de outro recurso que poderá chegar à rede em breve: a possibilidade de marcar em quais territórios a sua postagem ou os seus Stories serão exibidos.
Instagram is testing geofencing posts and stories.
It allows creators to limit the specific countries where their content will be visible. pic.twitter.com/rRE24BPnkj
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) 20 de setembro de 2018
O Instagram está testando um recurso de geofencing para postagens e Stories.
Ele permitirá que criadores limitem os países onde seu conteúdo estará visível.
Essa opção seria particularmente útil para marcas que anunciam na rede e gostariam de bloquear a visualização das suas postagens em países onde não trabalham ou fazem envios; ainda assim, como no caso anterior, o Instagram não comentou os testes e pode ser que eles nunca vejam a luz do dia.
Canal de compras
Há algumas semanas falamos sobre um possível novo app separado do Instagram totalmente dedicado a compras. A rede permanece calada sobre esse assunto, sem negar ou confirmar qualquer coisa, mas o fato é que o app principal do Insta está dando mais um passo em direção a esse foco renovado em comércio eletrônico.
Como anunciado em um post no seu blog oficial, o Instagram está ganhando um canal especial, localizado na aba “Explorar”, totalmente focado em compras. Lá, o usuário encontrará produtos de marcas que segue ou pode se interessar, da mesma forma que já vê em postagens no seu feed — ao tocar em um item que lhe interesse, ele será levado à página de compra do produto.
Além disso, a rede anunciou que está expandindo o recurso de tags de compras nas Stories para o mundo todo, depois de lançá-lo nos EUA há alguns meses. Ele continua exclusivo para marcas e perfis comerciais da rede, entretanto.
Marcações em vídeos
Essa nós já tínhamos comentado há algumas semanas, e agora aqui está: a rede está liberando para todos os usuários a possibilidade de marcar pessoas também em vídeos.
It's here! Now you can tag your friends in the videos you share to feed. pic.twitter.com/NdZ2hLycmz
— Instagram (@instagram) 19 de setembro de 2018
Chegou! Agora você pode marcar seus amigos nos vídeos que compartilha no feed.
O recurso já está disponível na versão mais recente do Instagram na App Store e no Google Play.
GIFs no Direct
Por fim, a rede está anunciando mais uma novidade para tornar a nossa comunicação ainda mais expressiva: agora, é possível compartilhar GIFs nas conversas privadas do Direct.
Introducing GIFs in Instagram Direct. Message your friends with the perfect GIF or send a random one if you like surprises. Happy DMing! pic.twitter.com/uKocwLaQ68
— Instagram (@instagram) 20 de setembro de 2018
Apresentando GIFs no Direct do Instagram. Converse com seus amigos com o GIF perfeito ou mande um aleatório se você gosta de surpresas. Boas mensagens!
A ferramenta é baseada no GIPHY e conta até mesmo com um botão de GIF aleatório para o envio de uma imagem animada aleatória — o que, creio eu, tem o potencial de gerar alguns desastres. Ainda assim, sendo os GIFs um dos pilares da comunicação contemporânea, a novidade vem em bom tempo… especialmente para o Direct, que cada vez mais se torna um mensageiro deveras sólido.
O recurso também já está disponível na versão mais recente do Instagram para todas as plataformas.