O melhor pedaço da Maçã.

Como ativar o Visual Voicemail no seu iPhone

Visual Voicemail

Você conhece o recurso Visual Voicemail? A probabilidade de a sua resposta ser não é grande, e eu explico o motivo. Antes, uma explicação do que isso se trata.

Publicidade

Visual Voicemail no primeiro iPhone

O Visual Voicemail é uma releitura da boa e velha “secretária eletrônica” ou “caixa postal” dos telefones celulares. Nos iPhones, em vez de você ligar para um número determinado pela operadora e ficar digitando números para escutar, repetir e apagar uma mensagens, você faz isso tudo de uma forma — como o próprio nome indica — visual.

A probabilidade de você não conhecer o recurso se dá pelo fato de apenas uma operadora brasileira oferecer suporte a ele. Isso mesmo, apesar de ser algo presente nos iPhones desde a *primeira geração*, lançada pela Apple em 2007, somente a Claro embarcou nessa e disponibiliza o Visual Voicemail para seus clientes.

Como ativar o recurso

Dificilmente esse recurso vem ativado por padrão na sua linha — até porque, existem centenas de modelos de smartphones e apenas o iPhone trabalha dessa forma. Então, você necessariamente precisa ligar para o atendimento da Claro (para a maioria dos planos, telefone 1052) a fim de habilitar o Visual Voicemail.

Publicidade

Mas atenção: ao entrar em contato, você deve solicitar o “Serviço VVM” ou a “Secretária do iPhone” — utilize um desses dois termos, já que eles estão cadastrados assim nos artigos de suporte da Claro disponíveis para os atendentes. 😉

Como configurar o Visual Voicemail

Após habilitar o serviço junto à operadora, siga o passo-a-passo abaixo:

  1. Acesse o app Telefone e toque na aba Voicemail.
  2. Toque em “Configurar”.

    Visual Voicemail

  3. Crie uma senha para e toque em “OK”.
  4. Insira a senha novamente para confirmá-la e toque em “OK”.
  5. Selecione “Personalizada” ou “Padrão”. Caso selecione a primeira, você poderá gravar uma nova saudação.

    Visual Voicemail

  6. Toque em “OK” para salvar a saudação.

Vale notar que, se você esquecer essa senha, não conseguirá redefini-la pelo iPhone — será necessário entrar em contato com a operadora para redefinir tudo. Além disso, se você inserir um novo cartão SIM no iPhone, poderá perder as mensagens salvas no aparelho.

Problemas

Alguns leitores do MacMagazine, como o Flavio Staudohar, estavam passando por problemas na ativação do recurso. Há até mesmo um tópico no MM Fórum bastante movimentado sobre o assunto, com diversos relatos de usuários enfrentando dificuldades na ativação e na configuração do Visual Voicemail.

Segundo o Flavio, foram mais de 30 chamados abertas na Claro, 5 na Anatel e… nada. Ainda que o Visual Voicemail fosse ativado no sistema da operadora, a interface de configuração não funcionava no iPhone. E pior: tudo era desconfigurado e aparecia uma mensagem basicamente obrigando-o a assinar o serviço Claro Recado.

Publicidade

O MacMagazine, então, colocou o Flavio em contato com o nível superior de atendimento da Claro a fim de resolver o problema e, felizmente, os técnicos conseguiram identificar uma falha no sistema — problema esse que afetava também solicitações de novos clientes! Agora, tudo está devidamente resolvido. 😊

Se o Visual Voicemail não estiver funcionando para você, tente seguir os passos abaixo:

Publicidade
  1. Ligue para o seu iPhone usando outro telefone e tente deixar um recado para você mesmo.
  2. Acesse Ajustes » Geral » Redefinir e toque em “Redefinir Ajustes de Rede”.

Se ainda assim não funcionou, o usuário nickba do MM Fórum criou um roteiro que deverá lhe ajudar a ativar o Visual Voicemail de uma vez por todas.

·   •   ·

Conseguiu ativar? Ainda com problemas? Aproveite o espaço de comentários abaixo para deixar o seu relato!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft Whiteboard, app de colaboração de ideias, chega ao iOS

Próx. Post

VMware Fusion 11 aterrissa com suporte ao Mojave e novos Macs

Posts Relacionados