Você conhece o recurso Visual Voicemail? A probabilidade de a sua resposta ser não é grande, e eu explico o motivo. Antes, uma explicação do que isso se trata.
O Visual Voicemail é uma releitura da boa e velha “secretária eletrônica” ou “caixa postal” dos telefones celulares. Nos iPhones, em vez de você ligar para um número determinado pela operadora e ficar digitando números para escutar, repetir e apagar uma mensagens, você faz isso tudo de uma forma — como o próprio nome indica — visual.
A probabilidade de você não conhecer o recurso se dá pelo fato de apenas uma operadora brasileira oferecer suporte a ele. Isso mesmo, apesar de ser algo presente nos iPhones desde a *primeira geração*, lançada pela Apple em 2007, somente a Claro embarcou nessa e disponibiliza o Visual Voicemail para seus clientes.
Como ativar o recurso
Dificilmente esse recurso vem ativado por padrão na sua linha — até porque, existem centenas de modelos de smartphones e apenas o iPhone trabalha dessa forma. Então, você necessariamente precisa ligar para o atendimento da Claro (para a maioria dos planos, telefone 1052
) a fim de habilitar o Visual Voicemail.
Mas atenção: ao entrar em contato, você deve solicitar o “Serviço VVM” ou a “Secretária do iPhone” — utilize um desses dois termos, já que eles estão cadastrados assim nos artigos de suporte da Claro disponíveis para os atendentes. 😉
Como configurar o Visual Voicemail
Após habilitar o serviço junto à operadora, siga o passo-a-passo abaixo:
- Acesse o app Telefone e toque na aba Voicemail.
- Toque em “Configurar”.
- Crie uma senha para e toque em “OK”.
- Insira a senha novamente para confirmá-la e toque em “OK”.
- Selecione “Personalizada” ou “Padrão”. Caso selecione a primeira, você poderá gravar uma nova saudação.
- Toque em “OK” para salvar a saudação.
Vale notar que, se você esquecer essa senha, não conseguirá redefini-la pelo iPhone — será necessário entrar em contato com a operadora para redefinir tudo. Além disso, se você inserir um novo cartão SIM no iPhone, poderá perder as mensagens salvas no aparelho.
Problemas
Alguns leitores do MacMagazine, como o Flavio Staudohar, estavam passando por problemas na ativação do recurso. Há até mesmo um tópico no MM Fórum bastante movimentado sobre o assunto, com diversos relatos de usuários enfrentando dificuldades na ativação e na configuração do Visual Voicemail.
Segundo o Flavio, foram mais de 30 chamados abertas na Claro, 5 na Anatel e… nada. Ainda que o Visual Voicemail fosse ativado no sistema da operadora, a interface de configuração não funcionava no iPhone. E pior: tudo era desconfigurado e aparecia uma mensagem basicamente obrigando-o a assinar o serviço Claro Recado.
O MacMagazine, então, colocou o Flavio em contato com o nível superior de atendimento da Claro a fim de resolver o problema e, felizmente, os técnicos conseguiram identificar uma falha no sistema — problema esse que afetava também solicitações de novos clientes! Agora, tudo está devidamente resolvido. 😊
Se o Visual Voicemail não estiver funcionando para você, tente seguir os passos abaixo:
- Ligue para o seu iPhone usando outro telefone e tente deixar um recado para você mesmo.
- Acesse Ajustes » Geral » Redefinir e toque em “Redefinir Ajustes de Rede”.
Se ainda assim não funcionou, o usuário nickba do MM Fórum criou um roteiro que deverá lhe ajudar a ativar o Visual Voicemail de uma vez por todas.
· • ·
Conseguiu ativar? Ainda com problemas? Aproveite o espaço de comentários abaixo para deixar o seu relato!