O evento especial da Apple de setembro passou e, com ele, está lançada a atual linha de iPhones — composta pelos flagships iPhones XS e XS Max, além do intermediário que muito provavelmente será o novo campeão de vendas, o iPhone XR, bem como dos “antigos” iPhones 8, 8 Plus, 7 e 7 Plus. Rumores davam conta de um novo iPhone SE chegando, mas ele não veio. Quer dizer, por enquanto.
iPhone9,8 and iPhone9,9 🤔 pic.twitter.com/wpWTZRCqWy
— Guilherme Rambo (@_inside) 1 de outubro de 2018
O desenvolvedor Guilherme Rambo publicou hoje a imagem acima, no Twitter. Nela, vemos uma referência clara a dois modelos de iPhones atualmente inexistentes: iPhone9,8
e iPhone9,9
. Antes de entrar nos detalhes desses supostos novos modelos, vamos a uma pequena explicação.
O iPhone SE foi lançado pela Apple em março de 2016. Seu código era o iPhone8,4
e eu explico o motivo: por ser basicamente um iPhone 6s dentro de uma carcaça de um 5s, a Apple identificou o modelo com “da mesma família” dos iPhones 6s e 6s Plus (iPhone8,1
e iPhone8,2
).
Atualmente, como eu disse, a linha é composta pelos seguintes modelos:
- iPhones XS, XS Max e XR:
iPhone11,x
- iPhones X, 8 e 8 Plus:
iPhone10,x
- iPhones 7 e 7 Plus:
iPhone9,x
Reparou? Pois é, esses supostos novos aparelhos da Apple seriam da mesma família do iPhone 7. E isso faz muito sentido, já que um novo SE muito provavelmente chegaria para ser o iPhone mais em conta da linha e, como o antigo compartilhava muitos componentes do 6s, o mínimo aceitável para um SE de segunda geração seria ser um 7 disfarçado (numa carcaça diferente e com tela menor).
Agora, não esperem por um “iPhone SE 2” chegando ainda em 2018. Claro que a Apple pode fazer o que bem entender, mas eu diria que isso é algo muito difícil. Estamos em outubro, praticamente no fim do ano (período mais movimentado para a Apple), e faz sentido ela manter uma linha mais premium para que clientes gastem mais dinheiro agora. Passado esse período de Natal e Ano Novo, as vendas normalmente esfriam bem. E não seria ótimo ver a chegada de um novo aparelho (muito desejado por clientes, é bom notar) custando por volta de US$350 (US$100 a menos que o iPhone 7)?
Veremos qual será a estratégia da Apple. Mas que um “iPhone SE 2” faria um tremendo sucesso, isso eu não tenho dúvidas. E você?