Ainda que seja possível acessar a versão digital do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) pelo aplicativo Pessoa Física, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), não há como adicioná-lo ao app Wallet, da Apple, que reune tíquetes, cartões, ingressos e passagens eletrônicas.
Para contornar não só essa, mas outras dezenas de situações parecidas, o aplicativo Pass2U (que, vale notar, não é daqui do Brasil) permite a usuários criarem designs de tíquetes que podem ser adicionadas à Wallet do iOS, como vários outros que já existem.
Para criar o tíquete com o número do seu CPF, basta acessar a aba “All Passes”, na barra lateral do app, e tocar no ícone mais (+), na parte inferior direita, para criar ou adicionar um novo cartão. Em seguida, selecione a opção “Apply a pass template” e pesquise, no canto superior direito, pelo termo “CPF”.
Por enquanto, estão disponíveis dois designs para o documento brasileiro. Escolha aquele de sua preferência e complete os campos com as informações necessárias, incluindo o número do Cadastro de Pessoa Física, nome e data de nascimento. Ao fim, basta tocar em “Done” no canto superior direito e, em seguida, selecionar “Adicionar”.
O cartão será criado com as informações digitadas e adicionado à Wallet para que você possa conferir sempre que for preciso. Como o CPF é um número de cadastro e seu documento físico não é exigido obrigatoriamente, criar um tíquete no app com essas informações serve apenas para consulta própria, caso você não consiga decorar os seus 11 números especiais. Nesse sentido, cabe dizer que o tíquete não possui nenhuma validade oficial.
Além do CPF, outros brasileiros já compartilharam no Pass2U designs para diversos outros tíquetes, como cartões de diversos bancos, cinemas, academias e muito mais. Caso você queira ver apenas os tíquetes para serviços disponíveis no Brasil, é necessário desativar a opção “Display All Regions” nos ajustes do app.
Se você é um comerciante e pretende criar um tíquete para seu serviço, o aplicativo conta com planos pré-pagos e assinaturas que oferecem diversos serviços, como design, distribuição e análise do número de tíquetes baixados. O preço varia de acordo com o número de tíquetes que você pretende criar, já que cada um será registrado com um número de identificação diferente.
O app Pass2U está disponível gratuitamente na App Store e também no Google Play. Para remover a marca do aplicativo dos tíquetes, é necessário efetuar uma compra interna no valor de R$7.
dica do Mailson Campos
· • ·
Em uma nota relacionada, o leitor Manoel Guedes nos deu uma dica que pode ajudar a vida daquelas pessoas que vivem na estrada — ou melhor, voando. De acordo com ele, é possível embarcar em voos domésticos com o app e-Título (que apresenta seus dados pessoais e foto, caso você tenha feito o cadastro biométrico) e o cartão de embarque da companhia aérea salvo no app Wallet.
É possivel embarcar em voos domésticos totalmente sem papel, usando o app e-título do @TSEjusbr como documento e o e-ticket no wallet do iPhone 📱 como cartão de embarque #praticidade #modernidade cc @MacMagazine
— Manoel (@manoelguedes) 3 de outubro de 2018
É bem mais simples viajar sem a necessidade de retirar seus documentos a todo momento — e ainda correr o risco de perdê-los em algum guichê ou aeroporto por aí, né?