O melhor pedaço da Maçã.
Funcionários de Apple Store

Funcionários de Apple Store sindicalizada querem gorjetas e outros benefícios

Já há bastante tempo, temos acompanhado a polêmica em torno da sindicalização de funcionários das lojas da Apple ao redor do mundo — a qual ganhou mais um capítulo, como noticiado pelo jornalista Mark Gurman, da Bloomberg.

Publicidade

Nos desdobramentos mais recentes, os funcionários da Apple Towson Town Center, no estado de Marylanda primeira loja a se sindicalizar nos Estados Unidos, vale notar — estão pedindo salários mais altos e folgas adicionais, além de mudanças que podem afetar a experiência de varejo (rigidamente controlada), como permitir que os clientes deem gorjetas de 3%, 5% ou um valor personalizado (para transações com cartão de crédito na loja) aos funcionários.

Isso permitirá que os clientes expressem gratidão por um trabalho bem feito sem quaisquer obrigações. Todo o dinheiro arrecadado dessa maneira seria distribuído aos membros da unidade de negociação quinzenalmente, com base nas horas trabalhadas.

Ainda de acordo com as informações, a proposta exige mudanças na política de férias, licença por luto (de 10 dias por ocorrência para um máximo de 45 dias por ano) e horas extras. O sindicato também está tentando dobrar o pagamento dos funcionários que trabalham mais de 8 horas por dia ou 40 horas por semana e, por fim, está pedindo à Apple que pague US$1 a mais por hora aos funcionários que se tornarem certificados em primeiros socorros e forneça até 34 semanas de indenização em caso de demissão.

A Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores Aeroespaciais (IAM CORE, na sigla em inglês), associação que representa os funcionários da loja, está conduzindo as negociações com a Apple nesta semana.

Publicidade

Percebemos que se trata de uma negociação e são propostas iniciais. Nosso objetivo é e sempre foi trazer de volta um contrato aceitável para os membros ratificarem.

Gurman destacou que alguns desses benefícios “são raros no mundo do varejo”, criando a preocupação entre alguns funcionários de que as negociações iriam emperrar e impedir que os trabalhadores aprovassem mudanças mais importantes. Ainda assim, o sindicato diz que já negociou tais regalias com outras empresas.

A Apple ainda não comentou a proposta; no entanto, considerando o histórico da companhia, é bem capaz de os funcionários (e a sua associação) enfrentarem algumas dificuldades nesse processo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Conheça 5 apps para fazer anotações nos seus dispositivos

Próx. Post

★ 53.652 letras em uma única tela podem ser lidas claramente; a tela do POCO F5 Pro é absolutamente incrível!

Posts Relacionados