O melhor pedaço da Maçã.
Spektral

Apple compra startup de efeitos visuais focada em aprendizado de máquina

Publicidade

Se, por acaso, você estava sentindo falta de notícias sobre os investimentos milionários da Maçã, a espera acabou. O jornal dinamarquês Dagbladet Børsen divulgou hoje que a startup de efeitos visuais Spektral foi adquirida pela Apple por mais de US$30 milhões. O acordo foi firmado no fim de 2017, mas divulgado apenas agora.

Fundada em 2014, a empresa de Copenhague concentrava-se na aplicação de técnicas de aprendizado de máquina para edição de imagens e vídeos. Mais recentemente, a Spektral investiu em pesquisa e desenvolvimento, combinando aprendizado de máquina com a Teoria Espectral de Grafos para separar pessoas e objetos de um plano de fundo e inseri-los em uma cena com outro plano em tempo real.

Embora a Apple e a Spektral não tenham confirmado a aquisição, alguns indícios apontam para o sucesso do acordo. O cofundador e diretor técnico da startup dinamarquesa, Toke Jansen, atualizou o seu perfil no LinkedIn com a descrição “Gerente, Imagens Computacionais na Apple Inc.”.

Ademais, como a Maçã não divulga para que serão usadas as tecnologias desenvolvidas pelas empresas que compra, podemos especular que no caso da Spektral é provável que as ferramentas da startup sejam utilizadas (se já não estiverem) para melhorias na câmera do iPhone e de outros recursos — como o Modo Retrato presente nos iPhones, que consegue separar o objeto principal do plano de fundo.

Publicidade

Antes de ser adquirida pela Apple, a Spektral arrecadou mais de US$3 milhões para as pesquisas da tecnologia supracitada. Entre as empresas que apoiaram o projeto estão a LiteCap e a Amp Ventures, que investem em empresas com grandes potenciais.

Será que, no futuro, poderemos registrar imagens a partir do Modo Retrato com diversas opções de planos de fundos, no estilo Photo Booth? 😝

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ MacX MediaTrans converte e transfere arquivos de todos os tipos para o seu iPhone/iPad

Próx. Post

Apple usa corante para verificar componentes falsos de iPhones

Posts Relacionados