O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Galaxy S9+ e iPhone X

Usuários estão mais fiéis ao Android do que ao iOS — ao menos nos EUA

Lembra de quando a Apple se gabava de ter os usuários mais fiéis do universo móvel com alguma vantagem? Pois bem: ao menos se a métrica estiver baseada em usuários dos Estados Unidos, essa ideia terá de ser repensada.

Publicidade

Uma pesquisa [PDF] divulgada ontem pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) mostra que, ao longo dos últimos 12 meses — e considerando o universo de usuários de smartphones nos EUA —, a taxa de fidelidade entre os adeptos do Android foi superior à do iOS, ainda que por pouco: 92% contra 89%. Aliás, não só isso: ela tem sido constantemente maior ao longo dos últimos três anos, sempre com uma margem pequena.

A taxa de fidelidade mede a proporção de usuários que ativaram um novo dispositivo ao longo do último ano; se esse dispositivo for da mesma plataforma que o usuário tinha anteriormente, ele é considerado um usuário fiel.

Pesquisa da CIRP sobre lealdade entre usuários de smartphones

Mais interessante que isso é notar que a taxa de fidelidade em ambas as plataformas tem se mantido basicamente estável ao longo dos últimos três anos, sempre girando em torno dos 90% — ou seja, para Apple e Google, a perspectiva de ganhar novos usuários do “outro lado” é cada vez mais estreita; em vez disso, a estratégia mais inteligente é continuar melhorando seus ecossistemas para agradar e fidelizar os usuários que eles já têm e capturar novos clientes, que ainda não escolheram um lado.

Publicidade

Como disse o analista da CIRP, John Lowitz:

Ao longo do tempo, nós temos visto analistas prevendo que a troca de sistemas operacionais, particularmente do Android para o iOS, deve crescer no futuro. Isso é totalmente possível, mas seria uma mudança a longo prazo. Essas análises são baseadas no que os consumidores planejam fazer — o que, nós sabemos, é altamente subjetivo e, na maioria das vezes, mais aspiracional que realista. A análise de lealdade da CIRP é baseada no que os consumidores de fato fizeram nos períodos mais recentes.

Curiosamente, recentemente comentamos uma “pesquisa de planejamento” e a Apple se saiu muito bem nela — diferentemente dessa pesquisa da CIRP que, como Lowitz comentou, leva em consideração quem realmente mudou.

Publicidade

Será que a pesquisa teria resultados semelhantes aqui em nossa querida república?

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
App Halide para iOS

Recurso Smart RAW, do Halide, chega ao iPhone XS; Spark, Pocket, Dropbox e Facebook também ganham novidades!

Próximo Artigo
Sygic e CarPlay

Sygic atualiza seu app de navegação offline com suporte ao CarPlay

Posts Relacionados